O Tocantins foi um dos estados premiados com o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização na categoria Ouro, em cerimônia realizada nesta segunda-feira (10), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. A premiação reconhece os esforços de estados e municípios para garantir a alfabetização das crianças na idade certa.
O governador Wanderlei Barbosa recebeu a premiação das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, e do secretário estadual da Educação, Fábio Vaz. Durante o evento, o governador ressaltou o trabalho conjunto entre estado e municípios para melhorar os índices educacionais.
“O Tocantins foi destaque na alfabetização, com 35 municípios recebendo o Selo Ouro. Parabenizo os prefeitos e toda a comunidade escolar pelo compromisso com a educação. Esse reconhecimento reforça que estamos no caminho certo e que alfabetizar nossas crianças no tempo certo é prioridade”, afirmou Barbosa.
Avanços na alfabetização
Em 2023, o Tocantins já havia sido reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como o estado que mais avançou na alfabetização, alcançando 44% das crianças das redes públicas alfabetizadas. O percentual representa um crescimento expressivo em relação a avaliações anteriores, como a do Saeb 2021, quando o índice era 30 pontos percentuais menores.
Na primeira edição do Selo Nacional, foram premiados 2.592 municípios, 13 estados e o Distrito Federal, em três categorias: Ouro, Prata e Bronze. A meta do programa é assegurar que, até 2030, 80% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental.
Municípios tocantinenses premiados
Os municípios do Tocantins que conquistaram o Selo Ouro foram:
- Araguaína, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Tocantinópolis e Pedro Afonso;
- Almas, Araguaçu, Araguatins, Bandeirantes do Tocantins, Bom Jesus do Tocantins, Centenário, Conceição do Tocantins, Crixás do Tocantins, Dianópolis, Dueré, Formoso do Araguaia, Guaraí, Itaguatins, Itaporã do Tocantins, Jaú do Tocantins, Oliveira de Fátima, Paranã, Peixe, Piraquê, Ponte Alta do Bom Jesus, Presidente Kennedy, Recursolândia, Riachinho, Sandolândia, Santa Maria do Tocantins, Santa Terezinha do Tocantins, São Sebastião do Tocantins, Tabocão, Tupirama e Xambioá.
Investimentos na alfabetização
O programa estadual Alfabetiza Mais Tocantins, que tem R$ 8 milhões em investimentos, atende 78 mil estudantes nos 139 municípios. As ações incluem:
- Formação continuada de professores;
- Distribuição de materiais didáticos e pedagógicos;
- Bolsas para formadores e articuladores;
- Premiação de boas práticas educacionais.
Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
A iniciativa faz parte do programa federal Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que tem como foco a recomposição da aprendizagem nos anos iniciais. O programa prevê apoio técnico e financeiro para estados e municípios, além de investimento em infraestrutura escolar, materiais didáticos e avaliação da alfabetização.