Grupo Tambores do Tocantins é atração na maior feira de Turismo do Brasil no Rio de Janeiro

O Grupo Tambores do Tocantins balançou as estruturas da Abav Expo 50, na quarta-feira última, 27, na cidade do Rio de Janeiro (RJ) no estande do Estado na maior feira de Turismo do País.

Líder do Grupo, o artesão e músico Márcio Bello afirma que a apresentação cultural foi de extrema importância para dar visibilidade à cultura tocantinense. “Aqui temos os nossos tambores artesanais e ainda a música produzida em nosso Estado como fonte de atrativo para o turismo. Foi uma energia e experiência incrível”, celebrou o artista.

A apresentação contou com a presença do governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa; a primeira-dama Karynne Sotero; e o secretário estadual de Turismo, Hercy Filho; o presidente da Abav Tocantins, Rodolfo Ferreira; a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, e o deputado estadual eduardo Mantoan, dentre outros.

A participação do Tambores do Tocantins na Abav é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual de Cultura. Também integraram o corpo de atrações culturais as Cavalhadas de Taguatinga e a Miss Grand Tocantins 2023, Luciana Gomes, com traje típico feito em Capim Dourado.

Artesanato

Referência na música e também no artesanato, o Tambores do Tocantins, por meio do Núcleo de Produção Artesanal, desenvolveu peças que fazem parte da decoração do stand.
Dentre essas peças, foi feita a Cadeira Jalapão, feita de aço e buriti, um projeto do arquiteto Hildebrando Paz, da Secretaria Estadual de Turismo; e ainda um puff em formato de tambor.

Araguaína

Com a agenda cheia de atividades, esta quarta-feira, 27, foi a vez do Tambores do Tocantins dividir-se para cumprir o calendário de eventos. Enquanto uma parte do Grupo contagiava o público da Abav, outra parte foi atração do evento Aldeia Jiquitaia, em Araguaína, no Norte do Estado.

A apresentação em Araguaína contou com preparação musical de Aldo Douglas, contra mestre do grupo; regência do músico Rednan Cerqueira; produção executiva de Rodrigo Paschoal; orientação pedagógica de Sulamita Santarém, e ainda participação especial do músico Rony Medrado.

A apresentação cultural em Araguaína aconteceu no final da tarde, na Via Lago, por iniciativa do Sesc Tocantins. “O Tambores do Tocantins têm um número grande de artistas e temos expandido nosso trabalho para núcleos não só em Porto Nacional, que é onde o projeto nasceu, como também em Palmas. Então, temos artistas para cumprir as mais diversas agendas. Estamos felizes por ver esse movimento na cultura brasileira. Vida longa à arte e cultura, ao turismo e ao Tocantins”, concluiu o artista.

Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820

Deixe o seu Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais