Lixo acumulado e pacientes internados no corredor. Essa é a situação mostrada em um vídeo gravado dentro do Hospital Geral de Palmas, o maior hospital público do Tocantins. As imagens foram feitas por uma rapaz que acompanha o pai internado na UTI da unidade. Um outro flagrante mostra uma paciente dormindo no chão.
- Publicidades -
A mulher tem problemas psiquiátricos e está internada há 20 dias da unidade. “Ela já passou muita coisa aqui dentro. Quando ela chegou, ficou no corredor, forrou o lençol no chão, porque o povo está jogado”, disse a filha Karita Thyfani.
A dona de casa Severina da Conceição acompanha a filha internada na UTI do HGP. Segundo ela, faltam técnicos de enfermagem para atender os pacientes. “Está muito superlotado, está super carregado para as enfermeiras. Está tendo caso de uma enfermeira cuidar de quatro pacientes da UTI, isso para mim é um absurdo”, argumentou.
Além do baixo número de profissionais, os acompanhantes relatam que faltam medicamentos. Para não deixar os pacientes sem os remédios, os familiares têm tirado do próprio bolso para comprar os produtos receitados pelos médicos.
A situação é vivida pelo motorista Rodrigo Ventura, que acompanha o pai na UTI do hospital. “Direto eles estão me dando a receita porque o medicamento está em falta no hospital. A gente tem que comprar”.
A Secretaria de Saúde do Tocantins informou que há profissionais atendendo as demandas, enquanto tenta novas contratações. Em relação aos medicamentos, a secretaria disse que está com uma licitação aberta e negou que tenha faltado remédios na unidade. (Colaborou: G1 Tocantins)