Palmas – O Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) lançou um novo canal de atendimento virtual para o Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (SAVIS). Esse serviço, que garante atendimento personalizado, seguro e humanizado, está disponível para todos, independentemente de sexo ou idade.
- Publicidades -
Agora, a população pode contatar o SAVIS pelo WhatsApp através do número (63) 3218-7786. Esse canal permite agendamentos, esclarecimento de dúvidas, orientações e encaminhamentos.
“Esse contato já era utilizado, mas reconhecemos que muitas vítimas não podem fazer chamadas telefônicas e preferem enviar mensagens. Nosso objetivo é oferecer maior acessibilidade aos nossos serviços e garantir atendimento às vítimas em situações de fragilidade”, afirmou Sâmia Ponciano, enfermeira, sexóloga e supervisora do SAVIS/HMDR.
Atendimento multiprofissional e sigiloso
O SAVIS realiza uma atenção integral, humanizada e segura, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde e do próprio serviço, evitando a revitimização das vítimas. A equipe multiprofissional inclui médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos e técnicos de enfermagem, todos comprometidos com o sigilo profissional.
O suporte ambulatorial é oferecido por até seis meses, incluindo exames, medicações, apoio psicológico e social, imunização e, em casos de gravidez decorrente de estupro, a realização do Aborto Previsto em Lei (APL) até a vigésima semana.
Dados do SAVIS
Em 2023, o SAVIS atendeu 346 novos casos, reafirmando sua posição como referência no Tocantins.
O serviço, funcionando desde 2012, está disponível todos os dias, 24 horas, sem necessidade de encaminhamento.