29 de abril de 2024 18:52

Política em Foco

Defesa de Mauro Carlesse apresenta argumentos para tentar impedir o processo de impeachment

Publicado em

Defesa de Mauro Carlesse apresenta argumentos para tentar impedir o processo de impeachment

Nesta segunda-feira, 14, a defesa de Mauro Carlesse (PSL), governador afastado, apresentou argumentos na tentativa de impedir o proseguimento do processo de impeachment aberto contra ele na Assembleia Legislativa.

Os documentos foram protocolados pelo advogado que representa Carlesse no caso, Juvenal Klayber, na sede da AL durante a tarde.

A apresentação dos documentos foi feita um dia antes do fim do prazo. Ainda não foi divulgado o teor do que foi protocolado.

Agora o relator do processo, deputado Júnior Geo (PROS), terá 10 dias para analisar a documentação e elaborar um parecer recomendando o prosseguimento ou arquivamento do caso. Ele vai apresentar o relatório com este parecer aos outros quatro membros da comissão especial do impeachment e para ser aprovado o relatório precisa de pelo menos três votos favoráveis.

Leia Também:   AGORA: Lula sanciona lei que garante espaços exclusivos no SUS a mulheres vítimas de violência

Se o parecer for pela continuidade da denúncia e a comissão aprovar o prosseguimento, o caso irá para votação no plenário da Assembleia Legislativa.

O pedido de destituição é baseado nos inquéritos que levaram ao afastamento do governador pelo Superior Tribunal de Justiça. Carlesse é considerado suspeito em duas operações da Polícia Federal que ocorreram simultaneamente.

Uma delas é para a apuração de um suposto esquema de propinas relacionado ao plano de saúde dos servidores públicos, na época chamado de PlanSaúde. A segunda operação investiga suposta interferência do governador em investigações da Polícia Civil que poderiam prejudicar aliados e o próprio governo.

O prazo do afastamento do governador termina em abril, mas pode ser revisto pela Justiça caso o STJ avalie que é necessário. Por enquanto, o Governo do Tocantins segue sendo exercido pelo vice-governador, Wanderlei Barbosa (Sem partido).

Leia Também:   Vereador Rubens Uchôa defende legado de Janad na Câmara após divulgação de fake news sobre ação judicial contra antecipação de salários dos servidores municipais de Palmas

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana