A falta de um destaque para o Dia das Mães no calendário escolar da rede municipal de Palmas para 2022, vem causando polêmica e levou o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Rubens Uchôa (Cidadania), a manifestar-se sobre o tema, na manhã deste sábado, 19.
- Publicidades -
Em conversa com a redação do Jornal Sou de Palmas, o parlamentar disse que é repudiante e revoltante saber que, nas datas comemorativas que serão realizadas pelas escolas, não consta [no calendário] o tradicional dia que homenageia as mães.
Entenda o caso
No calendário escolar para 2022, divulgado pela Prefeitura de Palmas, traz como dia letivo, o dia 07 de maio (sábado), vésperas do Dia das Mães, para comemorar o ‘Dia Municipal da Família na Escola’. Para o vereador Rubens Uchôa, a falta da data no calendário ”visa ‘acabar’ com o Dia das Mães nas comemorações escolares em Palmas”.
”Nós não vamos aceitar, a prefeita [Cínthia Ribeiro] se diz cristã, mas não entendo que cristã é essa com esse posicionamento”, dispara o vereador.
”Mãe é algo tão importante, tão sublime, e é um absurdo saber que no calendário não tem o dia das mães”, finalizou.
O que diz a Prefeitura
Após a repercussão do caso, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), divulgou nota na qual afirma que as unidades educacionais foram orientadas a realizar o evento [Dia da Família] no dia 7 de maio, por ser dia letivo, e que, na mesma data, também ocorrerá a comemoração do Dia das Mães. Veja na íntegra:
A Secretaria Municipal da Educação (Semed) esclarece que com o advento da homologação da Lei n° 2.647, de 7 de dezembro de 2021, que institui o Dia Municipal da Família na Escola, a ser comemorado anualmente no dia 24 de abril, a celebração neste ano de 2022 foi postergado para o dia 7 de maio, a fim de que seja celebrada, conjuntamente com o Dia das Mães, oficialmente comemorado no segundo domingo de maio, dia em que não há atividade escolar.
Com isso as unidades educacionais foram orientadas a realizar o evento no dia 7 de maio, por ser dia letivo, data em que também ocorrerá a comemoração do Dia das Mães.
Informa também que o Calendário Escolar é construído com a participação de todas as unidades educacionais e homologado pelo Conselho Municipal de Educação.
A Semed lamenta o uso político de uma data que é celebrada por todas as famílias.