8 de julho de 2024 09:44

Palmas

SEXTOU COM CINEMA: Cine Cultura exibe sessão especial gratuita em Palmas; veja programação completa

Publicados

sobre

SEXTOU COM CINEMA: Cine Cultura exibe sessão especial gratuita em Palmas; veja programação completa
"A Flor do Buriti" acompanha os últimos 80 anos dos Krahô na comunidade da aldeia Pedra Branca, no Tocantins - Foto: Reprodução
Energisa

Palmas – O Cine Cultura – Sala Sinhozinho, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, realizará uma sessão especial do novo filme de Renée Nader Messora e João Salaviza, “A Flor do Buriti”, nesta sexta-feira, 12, às 19h. A entrada é gratuita e o evento contará com a presença dos dois diretores, além de estudiosos e pesquisadores das questões indígenas no Brasil.

O filme, realizado no Tocantins e vencedor da Mostra Un Certain Regard (2023) no 74º Festival de Cannes, será exibido em uma série de sessões especiais, oferecendo ao público de Palmas a chance de conhecer esta obra que aborda a resistência e a história do povo indígena Krahô.

História e resistência dos Krahô

“A Flor do Buriti” acompanha os últimos 80 anos dos Krahô na comunidade da aldeia Pedra Branca, no Tocantins. O documentário começa em 1940, quando duas crianças Krahô encontraram um boi perigoso, levando a um massacre cometido por fazendeiros, onde dezenas de indígenas foram mortos. Durante a Ditadura Brasileira, em 1969, os filhos dos sobreviventes foram forçados a integrar uma unidade militar. Atualmente, os Krahô continuam a lutar pela sua terra e pela sobrevivência, enfrentando velhas e novas ameaças.

Sessões adicionais 

Além da sessão de estreia, “A Flor do Buriti” terá mais três sessões gratuitas como parte do Projeto Modernização e Manutenção do Cine Cultura Sala Sinhozinho, financiado pela Lei Paulo Gustavo, Edital nº 23/2023 – Audiovisual Tocantins 2023. As datas das sessões são:

  • Sexta-feira, 12/07/2024, às 19h – Sessão Especial com a presença dos diretores
  • Sábado, 13/07/2024, às 19h
  • Domingo, 14/07/2024, às 19h

Os diretores

João Salaviza (1984) estudou Cinema na Escola de Cinema e Teatro de Lisboa e na Universidad del Cine de Buenos Aires. Dirigiu os curtas “Arena”, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes (2009), e “Rafa”, vencedor do Urso de Ouro na Berlinale (2012). Seu primeiro longa, “Montanha”, estreou no Festival de Veneza em 2015. Em 2018, co-dirigiu “Chuva é cantoria na aldeia dos mortos”, premiado em Cannes. “A Flor do Buriti” é seu mais recente trabalho.

Renée Nader Messora (1979) formou-se em Cinematografia na Universidad del Cine, em Buenos Aires. Trabalhou como assistente de direção antes de co-dirigir “Chuva é cantoria na aldeia dos mortos”. “A Flor do Buriti”, seu segundo longa co-dirigido com Salaviza, foi filmado ao longo de 15 meses na Terra Indígena Krahô e estreou no Festival de Cannes em 2023.

Anúncio

Mais Vistos da Semana