A Escola Municipal Monteiro Lobato, localizada na Arse 102 (1006 Sul), em Palmas, recebeu nos dias 22 e 23 de abril mais uma etapa do projeto MiniCidadão. A iniciativa integra o Programa de Localização de Pessoas Desaparecidas, coordenado pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), e busca prevenir o desaparecimento infantil por meio da emissão de documentos de identidade para crianças entre 0 e 12 anos.
O projeto é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Secretaria de Estado da Segurança Pública, a Receita Federal e o MPTO. Desde que foi firmado, em 2023, o acordo tem como meta garantir o acesso à documentação básica para alunos da rede pública, especialmente em creches e escolas municipais da capital.
Segundo o diretor da escola, Antônio Napunuceno, a ação acontece de forma integrada com o calendário escolar e deve alcançar cerca de 120 alunos. “Essa parceria tem grande alcance social. Facilita o acesso de muitas famílias ao serviço, considerando que a escola é um ponto de encontro da comunidade”, afirmou.
Para o pai de aluno Gildásio Marques, a medida fortalece a cidadania. “Meu filho está no 3º ano. Aproveitei essa oportunidade porque, além de incentivar ele a cuidar dos próprios documentos, é uma segurança a mais para todos nós”, disse.
O estudante Guilherme Borges, do 5º ano, destacou a praticidade da ação. “Ontem, meu pai separou os documentos e hoje tirei minha identidade. Agora, quando eu for viajar ou sair, vou estar com meu RG. Vai ser mais seguro”, comentou o aluno.