1 de maio de 2024 15:41

Palmas

Polêmica: Liberação de aulas presenciais em escolas particulares e cinemas divide opiniões nas ruas de Palmas

Publicado em

Polêmica: Liberação de aulas presenciais em escolas particulares e cinemas divide opiniões nas ruas de Palmas

Com o novo decreto da Prefeitura de Palmas que autoriza o retorno das aulas presenciais em escolas particulares, as opiniões dos palmenses está dividida. Nesta quinta-feira (9/12), também foram liberados os cinemas. Em ambos os casos, os estabelecimentos precisarão apresentar um plano de retomada com medidas de prevenção à Covid-19.

Tem gente que concorda com as liberações: “Se os botecos estão abertos porque a escola que eles têm a regra tudo certinho não tá? Eu acho correto. O que não é correto é os botecos e estão abertos”, disse o motorista José Fernandes.

Enquanto outros são contra: “Eu não concordo porque a pandemia ainda está da forma que tá”, comentou o empresário Luan Lima.

Leia Também:   Em Palmas, prefeitura conclui licitação dos serviços de ônibus para escolas na zona rural

O que todo mundo concorda é que tem que ter segurança nessa nova fase de flexibilização. De acordo com o decreto a volta das escolas do ensino privado é só para o ano letivo de 2021. As instituições vão ter que comprovar que têm espaço suficiente para que o distanciamento seja respeitado e o retorno só vai ser permitido após a Vigilância Sanitária Municipal fazer uma vistoria.

“As instituições estarão prontas para obedecer todos os protocolos de segurança que as instituições e os órgãos de segurança competentes determinarem que tenhamos que cumprir. Será de fora muito segura, muito competente”, comentou o vice-presidente do sindicato das escolas particulares Marco Antônio Perillo.

Em uma das escolas de Palmas o plano de retorno vai ser repassado com todos os funcionários. O colégio oferece inclusive um aplicativo que fala sobre os riscos da Covid-19. “Já estamos conversando com as equipes de manutenção e limpeza e posteriormente com os nossos educadores que voltam em janeiro e teremos todo o mês de janeiro para uma preparação”, disse a diretora Viviane Denise Stahnke.

Em outra escola foram montadas pias com material reciclável e serão instaladas em todos os corredores como parte do processo de retomada, nas salas as carteiras vão respeitar o distanciamento, mas ainda tem muito a ser feito.

Quanto ao retorno das escolas públicas de Palmas, a prefeitura manteve o posicionamento de que as aulas permanecem na modalidade remota até o fim do ano e que as decisões sobre a retomada das atividades presenciais seguem as recomendações de um comitê.

No caso dos cinemas vão ter que controlar a entrada para garantir que o distanciando seja respeitado, sentar junto só se for da mesma família.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana