Palmas – A Prefeitura de Palmas, por meio da Superintendência de Contabilidade, teve seus esforços para aprimorar a qualidade das informações contábeis e fiscais reconhecidos pela Secretaria Nacional do Tesouro Nacional (STN).
- Publicidades -
Na divulgação do Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal 2024 no Siconfi, Palmas alcançou a primeira posição entre as cidades tocantinenses, com um índice de 96,68% nas verificações realizadas.
Posição destacada entre capitais brasileiras
Palmas está entre as 11 capitais brasileiras que obtiveram o selo Nota A da STN, ocupando atualmente a 7ª posição.
O progresso significativo da capital tocantinense em relação aos anos anteriores demonstra o compromisso da contabilidade do município com boas práticas de gestão, promovendo conceitos como acessibilidade da informação pública, transparência, democracia e estímulo ao controle social pelos cidadãos.
Validação do trabalho contábil
Para Caroline Marques Cavalheiro Moura, superintendente de Contabilidade Geral de Palmas, a divulgação do ranking representa a validação do trabalho da equipe de contabilidade municipal.
“Os demonstrativos contábeis refletem o esforço da atual gestão e a valorização dos profissionais da área contábil pela prefeita Cinthia Ribeiro e pela secretária municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano, Mila Jaber. É o resultado de uma equipe que sempre manteve um alto nível de excelência”, afirmou.
Compreendendo o Ranking Siconfi
O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) é uma iniciativa do Tesouro Nacional, parte do Novo Ciclo de Cooperação Federativa, que visa reconhecer e premiar os entes federativos pelo envio de informações contábeis consistentes e de alta qualidade. Este ranking promove a transparência e a melhoria da qualidade dos dados sobre as contas públicas.
A iniciativa classifica os entes da Federação atribuindo notas e percentuais nos níveis municipal, estadual e entre as capitais. Desde sua criação em 2020, quando os entes eram avaliados com cerca de 30 verificações, o número de itens verificados cresceu para mais de 160 em 2024.