Casos de golpes estão cada vez mais frequentes, seja pessoalmente ou pela internet. Uma internauta do Jornal Sou de Palmas entrou em contato com a nossa equipe para manifestar sua indignação com a situação que ocorreu na sua família.
- Publicidades -
Nos últimos tempos, novos golpes surgiram na praça: o mais atual é o golpe do Pix. Uma fraude que tem feito várias vítimas no Brasil. O pior é que esse tipo de golpe pode ter várias faces, como por exemplo, utilização de operações falsas, criminosos se passando por funcionários de instituições financeiras, utilização de contas falsas em aplicativo de pagamentos e, tudo para conseguir a transferências de recursos indevidamente
Golpe do bilhete premiado
Em Palmas, uma idosa, de 66 anos, perdeu cerca de R$ 51 mil após cair no golpe do bilhete premiado. Durante uma entrevista ao Jornal Sou de Palmas, a filha da vítima contou que a mãe estava indo para uma consulta quando foi abordada por duas mulheres.
Como funciona
As suspeitas abordaram a idosa afirmando ter um bilhete premiado da loteria e que ela precisaria apenas dar uma quantia que o restante seria dividido. Em depoimento, a idosa explicou que a primeira mulher veio até ela pedindo por ajuda, dizendo que não morava na cidade e que não sabia como resgatar o prêmio que teria ganhado.
Logo em seguida, uma segunda mulher entrou na conversa e afirmou que também ajudaria dando carona até o banco. A pressão psicológica foi tanta, que a vítima acabou indo com as mulheres. A idosa esclareceu que não desconfiou da situação e só percebeu que era um golpe quando chegou em casa.
“Eu fiquei de um jeito, que no fim eu não estava sabendo mais nem o que eu estava
fazendo, minha cabeça estava a mil e jamais imaginava que eram bandidas, que estavam
me roubando, em momento algum desconfiei”, disse a vítima.
A filha da idosa revelou que as criminosas chegaram a ligar para um homem, que fingiu ser gerente do banco e confirmou o suposto valor do prêmio na conta da mulher número um. Já no banco, as mulheres realizaram diversos saques em dinheiro, empréstimo e também pegaram adiantamento do décimo terceiro da vítima, somando mais de cinquenta mil reais.
Após o golpe, a idosa confirmou que foi até a delegacia e realizou um boletim de ocorrência. A equipe do Jornal Sou de Palmas entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública sobre a incidência dos casos na região, mas até a publicação desta matéria não obteve resposta.
Entenda mais sobre o golpe
Os criminosos que aplicam o golpe do bilhete premiado usam uma técnica chamada de engenharia social. O termo ficou conhecido em golpes digitais, nos quais as vítimas são manipuladas por golpistas ardilosos e persuasivos que as convencem a fornecer a eles informações e dados pessoais e bancários.
No caso do bilhete premiado, a abordagem costuma ser na rua, visando uma vítima que está no seu bairro ou local de trabalho próximo. Apesar de parecer um encontro casual, o criminoso seleciona bem a vítima. O perfil costuma ser de um idoso, com autonomia de rotina, que esteja sozinho.
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820