A Matriz Nossa Senhora Aparecida, em Palmas, será palco neste domingo (27) da Festa da Misericórdia 2025, uma das celebrações mais significativas do calendário católico. Com o tema “Sois a doce esperança para o pecador”, o evento tem início às 7h30 e propõe um dia inteiro de louvor, oração, pregação e espiritualidade, com ênfase no sacramento da confissão.
A festividade, promovida pela Arquidiocese de Palmas, será encerrada com missa às 18h30, presidida pelo arcebispo Dom Pedro Brito Guimarães. Durante o dia, haverá ainda bênção das imagens de Jesus Misericordioso, adoração ao Santíssimo, catequeses e três pregações centrais que tratam da confiança em Deus e da experiência com a misericórdia divina.
A festa faz parte da tradição da Igreja Católica, celebrada no primeiro domingo após a Páscoa, conforme instituído pelo Papa João Paulo II no ano 2000. A inspiração veio dos relatos de Santa Faustina Kowalska, que registrou em seu diário espiritual o desejo de Jesus de que esse dia fosse dedicado à Misericórdia como abrigo especial para os pecadores.
A programação também inclui a Novena da Misericórdia, que começou na sexta-feira (18) e segue até sábado (26), com celebrações diárias às 19h30. No domingo, serão oferecidos almoço no local e espaços para confissão ao longo do dia. Os ingressos para o almoço estão disponíveis na secretaria paroquial e no balcão após as missas.
Além de Dom Pedro, já confirmaram presença o Pe. Isley Gontijo (diocese de Araguaína), os padres Paulo Cristiano e João Camilo Macário (Paróquia São José – Palmas), Pe. Rafael Sousa e o missionário Gabriel Santos (ambos da Comunidade Obra de Maria), além do pregador Israel de Freitas, da Renovação Carismática Católica (RCC).
O pároco da Matriz, Padre José Ney Rodrigues, convidou os fiéis a participarem do evento. “Vamos celebrar uma das festas mais bonitas da Igreja. É um momento de vivenciar a espiritualidade e praticar o sacramento da confissão, compreendendo o acolhimento e o perdão de Deus”, declarou.
Programação completa – Domingo, 27/04
-
7h30 – Louvor
-
8h – Santa Missa (Pe. Paulo Cristiano e Pe. Camilo)
-
9h50 – Louvor
-
10h – 1ª pregação: “Misericórdia Divina: Fonte de Esperança para a Salvação” (Pe. Isley Gontijo)
-
10h50 – Adoração ao Santíssimo
-
12h – Almoço
-
13h30 – Louvor
-
13h50 – 2ª pregação: “Jesus, eu confio em vós! Caminho de conversão pela confiança” (Israel Freitas – RCC)
-
14h40 – Terço e Catequese com Pe. José Ney
-
15h – Terço da Misericórdia cantado
-
16h – Louvor e oração
-
16h20 – 3ª pregação: “Sois a doce esperança para o pecador” (Gabriel – Comunidade Obra de Maria)
-
17h10 – Adoração por cura e libertação (Pe. Rafael – Comunidade Obra de Maria)
-
18h30 – Santa Missa (Dom Pedro Brito Guimarães)