A Prefeitura Municipal de Palmas, através da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), realizou uma reunião com o Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO) nesta quinta-feira (20), para apresentar um balanço das ações realizadas desde janeiro deste ano, quando assumiu a gestão do transporte coletivo urbano na cidade.
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A reunião contou com a presença do promotor de Justiça Rodrigo Grisi, do presidente da ATCP, Fábio Chaves, do secretário-executivo da ATCP, Odenilson dos Santos, do superintendente de Transporte Coletivo, Morisdant Saboia, e do assessor jurídico da ATCP, Wilson Ribeiro.
Dentre as ações e melhorias realizadas, estão:
- A ampliação de linhas que ligam os bairros às estações,
- A implantação do ônibus exclusivo para mulheres
- A gratuidade do transporte nos sábados, domingos e feriados,
- Aquisição de peças e equipamentos para a manutenção dos veículos,
- Instalação do sistema de segurança na garagem,
- Realização de estudos para licitação que prevê a aquisição de 60 novos ônibus para compor a frota
- Licitação para os novos abrigos nos pontos de ônibus.
Segundo Fábio Chaves, a gestão do transporte coletivo começou com muitos desafios, mas já foi possível dar um primeiro passo na concretização de muitas melhorias planejadas.
“Assumimos a gestão do transporte coletivo com muitos desafios e passado esse primeiro momento, podemos dizer que grande parte das melhorias que planejamos entregar para a população já teve um primeiro passo dado no sentido de concretizar, além daqueles que já conseguimos entregar”, destaca Fábio Chaves.
Além disso, a ATCP anunciou o lançamento de um aplicativo em maio, que irá divulgar os horários e rotas dos ônibus.
O sistema de transporte coletivo urbano de Palmas transporta uma média diária de 60 mil pessoas. Em pouco mais de 130 dias de gestão da Prefeitura de Palmas, a Superintendência do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SUBE) atendeu uma média diária de 689 pessoas, seja para recarga de bilhete ou confecção da carteirinha. Atualmente, existem 275 mil cartões ativos no sistema e em circulação.
No que diz respeito aos veículos, a frota é composta por 189 ônibus, sendo que uma parte já passou por melhorias como troca de tapeçaria, manutenção mecânica e limpeza geral diária.
Morisdant Saboia destaca que, embora o processo de compra no setor público seja diferente do privado, assim que foi possível abrir esses processos, iniciaram-se as manutenções necessárias para que a frota tenha melhorias e atenda melhor a população. Pneus, produtos de limpeza, peças para reposição e demais suplementos foram adquiridos para manter a frota em ordem.