Palmas – A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) anunciou a extensão do horário de funcionamento das Unidades de Saúde da Família (USF) neste final de semana, dias 4 e 5 de maio, visando enfrentar o aumento da circulação de vírus respiratórios. As medidas serão adotadas nas unidades José Hermes Damaso (Taquaralto) e Arno 61 (503 Norte), com o objetivo de aliviar a demanda nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
- Publicidades -
Horário estendido e serviços oferecidos
Durante o final de semana, as USFs mencionadas operarão das 7 às 19 horas, disponibilizando atendimentos médicos e de enfermagem, vacinação, dispensação de medicamentos e serviço de ambulância para pacientes que necessitarem.
Além disso, a Unidade de Saúde da Família (USF) Walter Pereira Morato, situada em Taquaruçu, estará aberta para serviços de pronto-atendimento de urgências, embora não serão realizadas dispensação de medicamentos e vacinação no local.
Orientações aos pacientes
A orientação da Semus é que os pacientes procurem as USFs e UPAs conforme os sintomas apresentados. Confira algumas diretrizes:
USF: Para sintomas gripais leves, como dor de cabeça, dor no corpo e febre moderada, a população deve dirigir-se às Unidades de Saúde da Família em funcionamento durante o final de semana. Além disso, os pacientes terão acesso a medicamentos gratuitos e vacinas, além do acompanhamento de doenças como hipertensão, cefaleia e outros sintomas leves. Pacientes identificados nas UPAs com esses sintomas poderão ser encaminhados para as USFs.
UPA: As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e são capazes de resolver grande parte das urgências e emergências, incluindo pressão alta, febres altas, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com uma estrutura simplificada que inclui raio-x, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação, as UPAs contribuem para a redução das filas nos prontos-socorros hospitalares.