A duplicação da ponte Governador José Wilson Siqueira Campos, que liga Palmas ao distrito de Luzimangues, em Porto Nacional, deu um passo importante com o início dos estudos para elaboração do projeto executivo da obra. A empresa EHL LTDA, vencedora da licitação, começou os levantamentos técnicos nesta semana e, segundo a Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), deve concluir o projeto até o final de 2025.
Como parte das análises, parte das proteções laterais da ponte já foi removida. A Ageto informou que essa intervenção é necessária para a avaliação estrutural da atual travessia e para o dimensionamento das intervenções previstas no projeto.
Após a finalização do projeto executivo, a empresa deverá dar início às obras de readequação da ponte, incluindo duplicação das faixas de rolamento, acostamentos, ciclovias e nova sinalização. Também está prevista a construção de uma ciclo-passarela metálica sobre os vãos da ponte, garantindo mais segurança para pedestres e ciclistas.
Investimento e financiamento
A obra está orçada em R$ 98 milhões e faz parte de um conjunto maior de investimentos planejados pelo Governo do Tocantins. Para viabilizar os recursos, o Estado encaminhou uma carta-consulta ao Banco de Brasília solicitando empréstimo de R$ 250 milhões. A solicitação foi formalizada em junho de 2024, durante a inauguração da nova ponte de Porto Nacional.
O valor total será utilizado na duplicação da ponte entre Palmas e Luzimangues e também na duplicação da TO-080, no trecho entre Luzimangues e Paraíso do Tocantins. A previsão é que as obras na ponte comecem antes da duplicação da rodovia.
Importância estratégica
A duplicação da ponte Governador Siqueira Campos é considerada estratégica para melhorar a mobilidade entre Palmas e Luzimangues, região que concentra crescimento populacional e expansão imobiliária. A obra também deve contribuir para o escoamento da produção e para a segurança dos milhares de veículos que trafegam diariamente pela estrutura.
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