17 de maio de 2024 05:38

Palmas

Dados mostram que motociclistas com menos de 25 anos são as principais vítimas de acidentes em Palmas

Publicado em

Dados mostram que motociclistas com menos de 25 anos são as principais vítimas de acidentes em Palmas
Duas pessoas morreram após batida envolvendo motocicleta — Foto: Marcos Andrey Rodrigues Martins/Divulgação

Palmas – Durante o lançamento da campanha Maio Amarelo 2024 nesta quinta-feira (2), a Prefeitura de Palmas, através da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), anunciou novas estratégias para promover a segurança no trânsito.

O evento ocorreu no Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia, e teve como foco a conscientização para reduzir os acidentes, principalmente entre motociclistas jovens.

Estatísticas e desafios no trânsito

Zuilton Chagas, agente de trânsito e membro da Comissão de Gestão de Dados e Informações, destacou uma redução significativa nas mortes no trânsito de Palmas ao longo dos últimos anos, com 68 fatalidades em 2021 e 54 em 2023. Contudo, a Avenida Teotônio Segurado e a rodovia BR-010 continuam sendo os pontos com maior incidência de acidentes fatais.

Os dias mais críticos são os finais de semana, com um aumento nos números de sinistros de sexta a domingo.

Claudete Nascimento, coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência do Samu de Palmas, apontou os principais fatores de risco, como o uso inadequado do capacete, a falta de habilitação, o excesso de velocidade e o uso do celular ao dirigir.

As estatísticas revelam um desafio contínuo para a segurança dos motociclistas, que são frequentemente vítimas em sinistros de trânsito.

Estratégias e inovações no trânsito

Dados mostram que motociclistas com menos de 25 anos são as principais vítimas de acidentes em Palmas

Francisco Barros / Secom Palmas

 

A superintendente de Trânsito, Valéria Oliveira, ressaltou os esforços em educação, engenharia e legislação para melhorar a segurança no trânsito.

Entre as iniciativas estão a instalação de novas faixas de pedestres e a modernização do sistema semafórico, que inclui a implementação de câmeras de monitoramento e barreiras eletrônicas.

Um destaque do programa Maio Amarelo é o Projeto me Leva Táxi, que oferece descontos em corridas de táxi para clientes de bares e restaurantes, incentivando os motoristas a não dirigirem após o consumo de álcool.

Segundo Eunice Rodrigues da Silva, presidente do Sindicato dos Taxistas do Estado do Tocantins, essa iniciativa não só promove a segurança, mas também ajuda a aumentar a renda dos taxistas.

Deixe o seu Comentário

Anúncio

Mais Vistos da Semana