Na manhã desta segunda-feira (19), comerciantes da Avenida Tocantins, em Taquaralto, região sul de Palmas, realizaram um protesto simbólico ao manterem seus estabelecimentos fechados por cerca de meia hora. O ato teve como objetivo chamar a atenção do poder público para a crescente preocupação com a segurança no principal polo comercial da Capital.
Segundo os manifestantes, nos últimos meses houve aumento nas ocorrências de furtos e roubos na região, o que tem gerado medo e prejuízos para quem vive do comércio local. “Essa paralisação é um pedido de socorro. A insegurança tem afetado o funcionamento das lojas e deixado os comerciantes apreensivos”, afirmou à reportagem a administradora de empresas Osvany Luz.
Polícia Militar rebate percepção de insegurança e apresenta dados de queda nos crimes
Procurada pela reportagem do Jornal Sou de Palmas, a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) informou, por meio de nota, que os crimes contra o patrimônio na região sul de Palmas vêm apresentando queda progressiva nos últimos dois anos.
De acordo com o levantamento estatístico da Corporação, entre 2023 e 2024, a região teve uma redução de 19,34% nos crimes patrimoniais. Os roubos a comércios caíram 65% e os roubos a residências, 38,9%.
A tendência de queda se intensificou em 2025. No comparativo do primeiro quadrimestre de 2024 com o mesmo período deste ano, a redução consolidada de crimes patrimoniais foi de 33,33%. Destaques incluem:
100% de queda em roubos a residências (de 4 para 0 casos);
80% de queda em roubos a comércios (de 5 para 1 caso);
70,6% de queda em furtos a comércios (de 17 para 5 casos).
A PM destacou ainda que a melhoria é resultado da atuação conjunta das forças de segurança e de ações intensificadas do 6º Batalhão, que incluem operações, aumento da presença ostensiva e uso de inteligência policial.
Segurança pública como responsabilidade compartilhada
A corporação também lembrou que a segurança pública envolve diferentes instituições: a PM atua na prevenção, a Polícia Civil na investigação, e o sistema de Justiça na responsabilização dos autores de crimes. Em nota, a PMTO reafirmou seu compromisso com a população e disse que continuará intensificando as ações em Taquaralto e demais regiões da capital.
Tem algo para contar? 🚨 Sua história pode virar notícia! Fale com a nossa redação pelo WhatsApp (63) 9 9274-5503 ou envie um e-mail para [email protected]