“Cinema é massa!”. Essa é a frase que melhor resume o mais novo filme do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, “Retratos Fantasmas”. O documentário marca a retomada das atividades do Cinedebate do Jornalismo, projeto de extensão do curso da Universidade Federal do Tocantins. A exibição, seguida de debate sobre a linguagem e outros aspectos técnicos do filme, será nesta quinta-feira (31), às 19 horas, no Cine Cultura, no Espaço Cultural na região central de Palmas. A entrada é gratuita e pode ser garantida a partir da inscrição no site da UFT.
- Publicidades -
O filme conta a história do centro de Recife a partir das salas de cinema que movimentaram a capital pernambucana no século XX. O longa, de aproximadamente 90 minutos de duração, levou sete anos para ficar pronto e conta com imagens de arquivo, fotografias e vídeos que narram o desenvolvimento urbano acelerado da cidade. O longa estreou no tradicional Festival de Cannes, onde o diretor foi o vencedor do Prêmio do Júri em 2019, com Bacurau.
A sessão comentada marca a volta do projeto de extensão Cinedebate do Jornalismo, que começa a segunda fase de execução, na 6ª edição do evento. O atual coordenador do projeto, professor Marco Túlio Pena Câmara, comenta a importância de debater o tema tendo a linguagem audiovisual como foco. “Nossa intenção é construir espaços de conhecimento junto à comunidade em relação a assuntos que são importantes para a sociedade. Promover o debate da narrativa do filme, considerando os aspectos técnicos, de linguagem cinematográfica com o lado social ao qual se relaciona, é fundamental para construirmos um projeto de cidade e sociedade que seja mais integrado e plural”, ressalta o professor de jornalismo da UFT.
O projeto
O Cinedebate do Jornalismo é pensado como um espaço de difusão de obras audiovisuais, de conversa e de trocas cinematográficas. O projeto é uma iniciativa do coletivo Outrocampo, em parceria com o CAlangos (Centro Acadêmico do curso de Jornalismo). Nesta segunda fase, o projeto é coordenado pelo professor Marco Túlio Câmara. Os professores Sérgio Soares, Ingrid Assis e Fábio de Paula Assis Júnior também integram o projeto.
O acesso gratuito à sessão é garantido a partir da inscrição na atividade, na plataforma de eventos no site da UFT. Os participantes interessados receberão certificados.
Link para inscrição que garante a entrada gratuita: https://sites.uft.edu.br/
Trailer do filme: https://www.youtube.com/watch?