O Jornal Sou de Palmas participou de uma entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira, 7, com o prefeito da Capital, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), que anunciou a gratuidade no transporte coletivo da capital será estendida até o dia 20 de maio. O anúncio foi feito na sede do Gabinete do Prefeito, no Orquidário Municipal.
Composta por 154 ônibus e 10 vans totalmente novos, a frota começa a circular já nesta quarta-feira (7), trazendo equipamentos como ar-condicionado, Wi-Fi, carregadores USB, rampas de acessibilidade e capacidade para 40 pessoas sentadas. Eduardo Siqueira destacou que a frota antiga não correspondia à realidade de uma capital moderna e planejada. “Os ônibus não estavam à altura da nossa população. Caro é submeter o povo a risco de incêndio, de acidente. Sair de casa na hora certa, chegar na hora certa, andar com o ônibus de qualidade, isso é dignidade”, afirmou.
Extensão do período gratuito
Inicialmente, a tarifa gratuita estava prevista para encerrar em 11 de maio, mas com a decisão anunciada pelo prefeito, a população terá mais nove dias para se adaptar ao novo sistema sem pagar passagem. Assim, o valor de R$ 4,85 passará a ser cobrado apenas a partir de 21 de maio.
A medida busca dar tempo adicional para os usuários emitirem os novos cartões de recarga, disponíveis gratuitamente na Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), na Avenida Teotônio Segurado, e nas unidades do Resolve Palmas (JK e Taquaralto), das 8h às 18h. Para o cadastro, é necessário apresentar documento com foto e comprovante de endereço. Estudantes também precisam levar a declaração de matrícula.
Um marco para a mobilidade
O presidente da ATCP, Walace Pimentel, destacou que o momento é histórico para a cidade. “Esse é um processo emergencial porque houve uma exigência do prefeito de Palmas em resolver essa situação em relação ao transporte coletivo”, explicou, lembrando que a nova frota operada pela empresa Sancetur Santa Cecília Turismo Ltda (Grupo SOU) é um símbolo de avanço e compromisso com os usuários.
Tem algo para contar? 🚨 Sua história pode virar notícia! Fale com a nossa redação pelo WhatsApp (63) 9 9274-5503 ou envie um e-mail para [email protected]