Um veado Catingueiro foi encontrado no condomínio Residencial Mirante do Lago, região sul da Capital nesta terça-feira (18). Ele estava sendo perseguido por cães e ao tentar se proteger no interior do condomínio acabou caindo dentro da piscina de um morador do residencial. O animal silvestre foi resgatado pela Guarda Metropolitana de Palmas momentos depois.
Após imobilizá-lo, o morador acionou a GMP pelo número 153 que após avaliar se o animal havia sofrido alguma lesão, fez a soltura do veado em uma Área de Proteção Ambiental (APA) de Lajeado.
Os veados catingueiros (Mazama gouazoubira) são encontrados principalmente na América do Sul, em áreas de cerrado e caatinga, desde o norte da Argentina até o sul do Brasil. Esses animais também podem ser encontrados em florestas tropicais e subtropicais, savanas e áreas de arbustos esparsos.
Os veados catingueiros geralmente habitam áreas com clima seco e quente, e são adaptados a viver em ambientes com pouca água. Eles são principalmente animais crepusculares e noturnos, o que significa que são mais ativos durante o amanhecer e o anoitecer, e passam a maior parte do dia descansando e se escondendo na vegetação densa.