Das mais de 15 milhões de declarações do Imposto de Renda (IR) já entregues até esta quinta-feira (24), 46% utilizaram a modalidade de declaração pré-preenchida, acessada via conta Gov.br. O número representa um avanço em relação a 2024, quando 41% dos contribuintes optaram por esse formato, segundo dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Em nota divulgada nesta sexta-feira (25), o MGI destacou que o crescimento do uso da pré-preenchida reflete o fortalecimento da segurança na identificação dos cidadãos e a facilidade de acesso proporcionada pela plataforma Gov.br. Para acessar essa modalidade, é necessário possuir uma conta nível Prata ou Ouro, além de ativar a verificação em duas etapas, o que reforça a proteção dos dados pessoais.
A declaração pré-preenchida está alinhada aos princípios de governo digital, oferecendo uma experiência mais ágil e segura. Segundo o ministério, o uso desse modelo saltou de 7% em 2022 para 41% em 2024, e a expectativa é que mais de 26 milhões de declarações sejam entregues na modalidade até o fim deste ano, representando cerca de 57% do total.
Vantagens da declaração pré-preenchida
Ao optar pela declaração pré-preenchida, o contribuinte tem acesso automático a diversas informações fiscais, como:
-
Dados da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf);
-
Informações da Dimob (atividades imobiliárias) e Dmed (serviços médicos);
-
Rendimentos isentos por moléstia grave;
-
Saldos bancários, investimentos e imóveis adquiridos;
-
Contribuições à previdência privada, criptoativos e ativos no exterior;
-
Restituições recebidas no ano-calendário.
Apesar da praticidade, a Receita Federal recomenda que o contribuinte mantenha todos os documentos fiscais em mãos para conferir e, se necessário, corrigir divergências nos dados fornecidos automaticamente.
Prioridade na restituição
Além de agilizar o preenchimento da declaração, a modalidade pré-preenchida também favorece a prioridade no recebimento da restituição. Embora a preferência legal continue para idosos, professores e contribuintes com doenças graves, o envio da declaração pré-preenchida e a escolha do recebimento via Pix são fatores adicionais que ajudam o contribuinte a avançar na fila da restituição.
O prazo final para o envio da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2025 termina em 30 de maio, às 23h59min59s.