O boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta quinta-feira (15), acendeu um alerta nacional: o vírus da influenza A se tornou a principal causa de mortalidade por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre idosos e uma das três principais causas de óbito entre crianças pequenas no Brasil.
Segundo a pesquisa, houve aumento nas hospitalizações por influenza A em várias regiões do país, com níveis moderados a altos de incidência especialmente nos estados do Centro-Sul, além de áreas das regiões Norte e Nordeste. O Tocantins está entre os 15 estados com níveis de alerta ou risco elevado e sinal de crescimento na tendência de longo prazo para SRAG.
Apesar de algumas unidades federativas do Centro-Oeste e Sudeste apresentarem desaceleração nos casos de SRAG em crianças — com destaque para o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) —, os pesquisadores reforçam que o cenário ainda exige atenção.
A pesquisadora do InfoGripe, Tatiana Portella, alerta que a mortalidade por SRAG entre crianças pequenas se aproxima da observada em idosos. No público infantil, o VSR continua sendo a principal causa de morte, seguido por rinovírus e influenza A. Entre os idosos, a influenza A ocupa o primeiro lugar como agente causador de óbitos, seguida pela Covid-19.
Vacinação é fundamental
Tatiana reforça que a vacinação contra influenza é essencial, principalmente para os grupos mais vulneráveis. “A vacina é a ação mais eficaz para prevenir hospitalizações e mortes causadas pela doença”, destacou.
A pesquisadora também orienta o uso de máscaras em ambientes com aglomeração, em unidades de saúde e, principalmente, por pessoas com sintomas gripais.
Situação por estado
O boletim identificou sinal de crescimento de SRAG tanto nas tendências de longo prazo (últimas seis semanas) quanto de curto prazo (últimas três semanas), puxadas pela alta de casos em crianças (associados ao VSR) e em adultos e idosos (associados à influenza A).
Estados com incidência em nível de alerta, risco ou alto risco com tendência de crescimento:
Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
Tem algo para contar? 🚨 Sua história pode virar notícia! Fale com a nossa redação pelo WhatsApp (63) 9 9274-5503 ou envie um e-mail para [email protected]