19 de julho de 2024 08:41

Cotidiano em destaque

Governador Wanderlei Barbosa participa de formatura indígena em Tocantínia

Publicados

sobre

Governador Wanderlei Barbosa participa de formatura indígena em Tocantínia
Energisa

O governador em exercício do estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou nessa terça-feira, 25, da cerimônia de formatura do curso normal em nível médio – Magistério Indígena, no Centro de Ensino Médio Indígena Xerente Wara, na aldeia Coqueiro, em Tocantínia.

Durante o evento, o Governador afirmou que não medirá esforços para se reunir com a comunidade indígena e resolver questões como a conclusão dos 8 km de estrada pavimentada na TO-010, que dá acesso ao município de Tocantínia.“Se vocês acham que é importante, nós vamos fazer. Temos o recurso disponível, então falem com o prefeito e estou à disposição para melhorar a mobilidade de todos”, destacou Wanderlei Barbosa.

Formaram no curso de Magistério Indígena 81 alunos das etnias Krahô, Karajá, Apinajé, Xerente, Javaé e Karajá-Xambioá. O Tocantins possui cerca de 16 mil indígenas e mais de 225 aldeias.

 

O governador Wanderlei Barbosa pontuou que, dentro da gestão, a cultura indígena será sempre valorizada. “Vocês são responsáveis por não deixar a cultura indígena morrer; levarem este conhecimento às futuras gerações. Tenho certeza que vocês têm orgulho em ensinar isso e não deixar morrer uma cultura tão forte e bonita. Fica aqui o respeito do Governo e vamos continuar ofertando ensino e formando vocês, e reforço que vocês têm espaço nas nossas universidades; não parem de estudar. Lindo ver tantas etnias juntas, estudando juntos, cada um mostrando sua cultura e costumes”, pontuou.

 

O secretário de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Fábio Vaz, confirmou, durante o evento de formatura, o retorno das aulas presenciais nas escolas públicas estaduais para o dia 14 de fevereiro. “Parabenizo a todos por virem buscar seus sonhos, pois tiveram que deixar suas aldeias em prol da educação. Nada melhor do que a valorização cultural. A forma que vocês trabalham também o português e suas línguas nativas é motivo de orgulho, e estamos com projetos de escolas regulares e reformas. Estrutura física é o mínimo que podemos ofertar às comunidades”, ressaltou o gestor da Seduc.

 

O prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino, destacou seu orgulho em ver novos professores para compartilhar seus conhecimentos culturais aos mais novos. “Nossos irmãos se preparando para a luta do dia a dia. Vocês estão se preparando para repassar todos os ensinamentos a seus irmãos. O governador Wanderlei Barbosa é o primeiro governador a vir dentro de uma aldeia indígena para prestigiar um evento como esse. Temos que retribuir todo esse carinho e respeito ao nosso Estado com gratidão. O senhor começou sua gestão mostrando que tem compromisso com o Tocantins”.

 

O orador da turma, professor formando Maurício Xerente, prometeu incentivar a educação escolar indígena. “Vamos focar no crescimento educacional do meu povo e trabalhar por uma educação cultural e bilíngue com responsabilidade social, ética, cultural e política”.

 

Presenças

Também estiveram presentes na cerimônia de formatura dos alunos indígenas , o secretário-executivo da Casa Militar, tenente-coronel De Souza; os deputados estaduais Ivory de Lira e Vilmar de Oliveira; e o presidente da Câmara de Tocantínia, vereador Afonso Tavares.

Governador Wanderlei Barbosa participa de formatura indígena em Tocantínia

Divulgação

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana