Circula pelas redes sociais e aplicativos de mensagens um site que alega oferecer serviços relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), como primeira via, renovação, segunda via, adição de categoria e emissão da Permissão Internacional para Dirigir (PID). A página imita o visual de portais oficiais do governo federal e cobra uma taxa de R$ 179 pelos supostos serviços. No entanto, trata-se de um golpe.
O alerta foi feito pela equipe do Fato ou Fake, que recebeu sugestões de checagem pelo WhatsApp. A investigação confirmou que a página (https://renovacaoecadastro.icu/paginas/cn_1/) não é oficial e não deve ser usada por cidadãos que queiram solicitar qualquer serviço relacionado à CNH.
Como o golpe funciona
Ao acessar o site fraudulento, o usuário é direcionado para escolher o serviço desejado. Em seguida, é solicitado que forneça informações sensíveis, como CPF, nome da mãe, telefone, e-mail e endereço. Depois do preenchimento, é exibida uma mensagem informando que o pagamento de R$ 179 deve ser feito via Pix, sob o pretexto de que isso oferece mais “segurança e rastreabilidade”.
Na verdade, o dinheiro é encaminhado para uma intermediadora de pagamentos, sem qualquer ligação com órgãos públicos, o que impede rastrear o destino final dos valores pagos.
Governo alerta sobre site falso
Em resposta ao Fato ou Fake, o Ministério dos Transportes confirmou que a página em questão não é oficial e reforçou que todos os serviços relacionados à CNH devem ser feitos exclusivamente pelos Detrans estaduais. O único site oficial do governo federal é o https://www.gov.br.
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) também informou que todas as ações do Executivo Federal são divulgadas somente pelos canais e perfis institucionais, e alertou a população a não fornecer dados pessoais em sites desconhecidos.
Onde realizar serviços da CNH com segurança?
Os serviços de habilitação devem ser feitos diretamente no site ou unidades físicas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de cada estado. No Tocantins, por exemplo, o site oficial é https://www.to.gov.br/detran/.
Tem algo para contar? 🚨 Sua história pode virar notícia! Fale com a nossa redação pelo WhatsApp (63) 9 9274-5503 ou envie um e-mail para [email protected]