Estudantes que desejam ingressar no ensino superior em instituições públicas do Tocantins têm até a próxima segunda-feira (7) para se inscrever na primeira edição do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato), que será aplicado no dia 18 de maio de 2025.
A prova é destinada a candidatos que estejam cursando qualquer ano do ensino médio ou que já o tenham concluído. O Exato é uma nova modalidade de seleção que substitui os vestibulares tradicionais em três instituições federais: Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
A inscrição custa R$ 70 e deve ser feita exclusivamente pelo site oficial do Exato, até às 17h do dia 7 de abril. O pagamento do boleto gerado no ato da inscrição poderá ser feito até o dia seguinte.
Diferente dos modelos convencionais de vestibular, o estudante não escolhe um curso no momento da inscrição, apenas o município onde deseja realizar a prova. Com a nota obtida, ele poderá participar de processos seletivos futuros e escolher entre os cursos ofertados pelas três instituições parceiras.
Onde fazer a prova?
As provas serão realizadas em 14 cidades tocantinenses que possuem câmpus da UFT, UFNT ou IFTO:
Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Lagoa da Confusão, Miracema, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Porto Nacional e Tocantinópolis.
Quantas vagas estão previstas?
Para o segundo semestre letivo de 2025, a previsão é de que o Exato disponibilize:
-
1.075 vagas na UFT,
-
220 vagas na UFNT em 12 cursos diferentes,
-
189 vagas para seis cursos no campus Palmas do IFTO.