Durante este fim de semana, 26 e 27 de abril, a previsão do tempo para o Tocantins indica que a possibilidade de chuvas moderadas e isoladas deve evoluir para chuvas localmente fortes, com descargas atmosféricas e rajadas de vento que podem chegar a até 50 km/h, principalmente nas regiões Sul e Centro do estado. Diante do cenário, a Energisa Tocantins emitiu um alerta voltado para produtores e moradores da zona rural sobre os riscos de acidentes elétricos.
A coordenadora de saúde e segurança da Energisa, Luciana Teixeira, reforçou a importância de redobrar os cuidados em locais abertos durante tempestades. “Os trabalhadores rurais costumam ficar mais expostos, por conta da natureza de suas atividades. Por isso, orientamos que todos procurem abrigo durante tempestades e evitem cercas de arame, árvores, veículos, equipamentos elétricos ligados à rede e proximidade com tomadas, antenas e cabos”, explicou.
Outro ponto de atenção é o monitoramento das condições de equipamentos elétricos instalados em áreas externas, como bombas d’água, cercas elétricas e máquinas agrícolas, que ficam vulneráveis ao tempo e podem provocar curto-circuitos ou choques elétricos.
Atendimento reforçado
Para garantir a segurança e a estabilidade do fornecimento de energia, a Energisa informou que mantém equipes estrategicamente posicionadas em todo o estado, com foco especial em áreas de difícil acesso. “Estamos em alerta para responder rapidamente a emergências causadas pelas chuvas, como quedas de árvores e danos à rede elétrica”, destacou o gerente de operações da Energisa Tocantins, Maurício Zanina.
O atendimento pode ser acionado 24 horas por dia pelos canais digitais da empresa: aplicativo Energisa On, site energisa.com.br e atendente virtual Gisa pelo WhatsApp no endereço www.gisa.energisa.com.br.
Tendência para a próxima semana
De acordo com o Grupo Storm, especializado em monitoramento climático, a previsão para a próxima semana indica chuvas moderadas na maior parte dos dias. Contudo, na próxima sexta-feira, 2 de maio, há possibilidade de chuvas intensas principalmente nas regiões Norte e Centro do Tocantins.