21 de maio de 2024 20:19

Cotidiano em destaque

Direitos e cuidados com a ostomia são debatidos em Reunião de Ostomizados do Tocantins

Publicado em

Direitos e cuidados com a ostomia são debatidos em Reunião de Ostomizados do Tocantins
Encontro foi realizado na manhã desta terça-feira, 19, na Paróquia Nossa Senhora do Monte do Carmo, em Palmas - Foto: Erlene Miranda/Governo do Tocantins

A ostomia é um procedimento cirúrgico muito realizado, porém pouco conhecido. A cirurgia tem o objetivo de realizar uma abertura entre o intestino e a parede abdominal. Os ostomizados são pessoas que realizaram a intervenção cirúrgica.  A fim de informar esse público sobre direitos e cuidados da ostomia, foi realizada na manhã desta terça-feira, 19, a I Reunião de Ostomizados do Tocantins.

O encontro ocorreu na Paróquia Nossa Senhora do Monte do Carmo, em Palmas, e foi promovido pelo Movimento Ostomizados do Brasil (MOBR), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) – por meio do Centro Especializado de Reabilitação (CER III) – e a empresa Coloplast, que desenvolve produtos e serviços para pessoas Ostomizadas.

“Este encontro é um momento de compartilhamento de experiências e demandas de cada ostomizado. E o Governo do Tocantins está atento às necessidades e quer continuar contribuindo para as mais de 400 pessoas com ostomia que são assistidas nas unidades do CER em todo o Tocantins”, afirmou a gerente da área técnica da Pessoa com Deficiência da SES-TO, Débora Cirqueira.

A presidente do Movimento Ostomizados do Brasil (MOBR), Ana Paula Batista, esclarece que a associação de ostomizados existe desde 2021. “O movimento surgiu, pois vimos as necessidades

 dos ostomizados no Brasil, que não tinham representatividade. Sou ostomizada há 14 anos e o movimento é composto por 23 instituições e coletivos, e a nossa missão é assegurar a defesa dos direitos das pessoas com ostomia que estão invisíveis”.

A Supervisora Técnica do CER III, Luciene Vasconcelos, enfatiza que é gratificante receber o apoio dos Ostomizados do Brasil. “Agradecemos a escolha dessa associação em realizar o evento aqui em Tocantins, pois os pacientes do CER III estão felizes pelo acolhimento do movimento e pela doação realizada de itens importantes para melhorar sua qualidade de vida”.

Ostomizados no Tocantins

O senhor Ronaldo Ernesto, coordenador do movimento Ostomizado no Tocantins explica “eu sou colostomizado definitivo há seis anos, sou assistido no CER III, e esta reunião tem o objetivo que os ostomizados sejam vistos, e que lutem pelos seus direitos. Antes da colostomia eu nem sabia o que é uma pessoa ostomizada, então, é necessário discutir o assunto e termos nossas demandas atendidas”.

A enfermeira do CER III, Andréa Silva Araujo, ressalta que este é um momento de sensibilização para a causa das pessoas que passaram por colostomia “esta reunião foi uma oportunidade de compartilhamento e do lançamento oficial do grupo de ostomizados no Tocantins, que irá auxiliar no fortalecimento das pessoas que enfrentam a batalha diária de ser colostomizado”.

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana