A Organização Mundial da Saúde (OMS) elegeu o dia 31 de maio, para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, com a instituição do ‘Dia Mundial sem Tabaco’ e ‘Dia D de Combate ao Câncer Bucal’. E nesta terça, residentes e pesquisadores da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) promoveram ações alusivas aos respectivos temas em Unidades de Saúde da Família (USFs) da Capital.
- Publicidades -
Nas USFs da Arno 41 (403 Norte) e da ASR-SE 75 (712 Sul) orientações foram repassadas na ‘Sala de Espera’ sob o comando das farmacêuticas pesquisadoras do Programa Palmas para Todos (PPT), Renatta Caroline Messias e Watylla Resplandes.
Malefícios do tabaco
“A fumaça que sai do cigarro exala o monóxido de carbono, a mesma substância que sai da fumaça do carro, para vocês terem noção da toxicidade, dos riscos que o tabaco podem trazer ao corpo humano”, destacou Renatta.
A farmacêutica Watylla pontuou que, mesmo trazendo tantos males como diversos tipos de câncer, como o bucal, infarto, infecções, AVC e outros malefícios, “a absorção de nicotina causa dependência até mesmo no fumante passivo, por isso é uma dependência tão difícil de largar, mas estamos aqui para ajudar a quem precisar”.
“Não é tão simples quanto se imagina porque o hábito de fumar inicia-se com a dependência comportamental em seguida se instala a dependência química e a dependência psíquica, por isso necessita de todo um trabalho conjunto e isso tudo é ofertado pelo Sistema Único de Saúde. Temos tudo aqui na rede municipal, de maneira gratuita, desde a terapia comportamental, até a medicação necessária”, pontuou a psicóloga residente Isaura Rossato, que integra o Grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagista (Gatt) da USF Satilo Alves, da Arso 111 (1103 Sul), formado ainda pelo farmacêutico do PPT, Guilherme Borges e a odontóloga residente prescritora, Sheyla Menezes.
A nutricionista residente do programa de Saúde da Família e Comunidade, Ana Caroline Fernandes, esclareceu que, por ser um acelerador de metabolismo, a nicotina tende a fazer a pessoa perder peso e que é comum o ganho de peso ao deixar o vício, mas que para isso, o paciente contará com acompanhamento nutricional para minimizar os impactos.
A USF Eugênio Pinheiro também contou com ação com palestra motivacional e acolhimento e encaminhamento dos fumantes do território com a farmacêutica do PPT, Raylla Bevenuto e psicóloga residente, Rayanne Pereira.
Envie sugestões de pauta ou denúncias para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820