Hoje é o Dia do Idoso (1° de outubro) e o Procon aproveitou a data para alertar sobre os golpes direcionados às pessoas da terceira idade, que têm sido cada vez mais comuns.
Segundo o superintendente interino do Procon Tocantins, Magno Silva, “O Dia do Idoso é uma oportunidade para reforçarmos nosso compromisso com a proteção dos direitos dos consumidores mais velhos. Infelizmente, os idosos são frequentemente alvo de golpistas que se aproveitam de sua confiança e boa-fé”.
Uma das medidas para proteger esse grupo é a Lei nº 4.067, que proíbe a oferta de empréstimos financeiros por telefone para aposentados e pensionistas do Tocantins. O objetivo é prevenir fraudes e abusos relacionados a empréstimos não solicitados.
Entre 1º de janeiro de 2023 e 27 de setembro de 2024, foram recebidas mais de seiscentas reclamações envolvendo práticas abusivas contra idosos, apenas no Procon Tocantins.
- Publicidade -
As principais queixas são:
- Cobrança indevida por serviços não contratados ou reconhecidos.
- Dificuldade na devolução de valores pagos ou reembolsos.
- Negativação indevida sem contratação do serviço, caracterizando fraude bancária.
Veja alguns dos golpes mais frequentes contra idosos e como evitá-los:
- Golpe do falso funcionário:
Como funciona: Os golpistas se passam por funcionários de bancos ou empresas de telefonia e pedem dados pessoais e bancários.
Como evitar: Nunca forneça informações pessoais ou bancárias por telefone. Bancos e empresas não solicitam esses dados assim.
- Golpe do prêmio falso
Como funciona: O idoso recebe uma ligação ou mensagem informando que ganhou um prêmio, mas precisa pagar uma taxa para recebê-lo.
Como evitar: Desconfie de prêmios que exigem pagamento. Verifique diretamente com a empresa se a informação é verdadeira.
- Golpe do empréstimo fácil
Como funciona: Os criminosos prometem empréstimos com condições facilitadas, mas exigem depósitos antecipados de dinheiro.
Como evitar: Não confie em propostas muito vantajosas e que exigem algum tipo de pagamento. Consulte sempre instituições financeiras confiáveis.
- Golpe do falso parente
Como funciona: O golpista se passa por um parente em dificuldade e pede dinheiro com urgência.
Como evitar: Confirme a situação com outros familiares antes de tomar qualquer atitude.
- Golpe da venda casada
Como funciona: Empresas só fazem a venda de um produto ou serviço se o cliente comprar outro.
Como evitar: Segundo o Código de Defesa do Consumidor, a venda casada é ilegal. Denuncie essa prática ao Procon.