A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta segunda-feira (12) o italiano Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira. Com contrato válido até a Copa do Mundo de 2026, o treinador assume a missão de recolocar o Brasil entre os protagonistas do futebol mundial.
“Trazer Carlo Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, em nota oficial.
O anúncio encerra uma negociação que se arrastava desde 2023. À época, a CBF já mantinha conversas com o técnico, que decidiu seguir no Real Madrid, renovando contrato com o clube espanhol. Agora, com a confirmação, Ancelotti será o terceiro estrangeiro a comandar a Seleção Brasileira em toda a história.
O treinador deverá assumir efetivamente o time no dia 26 de maio, após o encerramento do Campeonato Espanhol. O Real Madrid ainda tem três partidas pela frente: contra Mallorca, Sevilla e Real Sociedad. Se o Barcelona confirmar o título antecipado, há expectativa de liberação antes dessa data.
Ancelotti estreará no comando da Seleção nos dois próximos jogos das Eliminatórias para a Copa, contra Equador (5/6) e Paraguai (10/6).
Fim de um ciclo de interinos
Durante o período de indefinição, a Seleção foi dirigida por Fernando Diniz e, posteriormente, por Dorival Júnior. Apesar de campanhas de destaque à frente de clubes como Fluminense, Flamengo e São Paulo, Dorival não resistiu aos maus resultados na Copa América de 2024 e nas Eliminatórias, sendo demitido em março.
Mesmo após anunciar o fim das tratativas em abril, diante de entraves com o Real Madrid, a CBF retomou as conversas com Ancelotti, finalizando o acordo nos últimos dias.
Perfil do técnico
Carlo Ancelotti, 64 anos, nasceu em Reggiolo, na Itália, e é considerado um dos técnicos mais vitoriosos da história do futebol mundial. Ex-jogador, tem cinco títulos da Liga dos Campeões como técnico (e mais dois como atleta), além de três títulos do Mundial de Clubes. Já dirigiu gigantes como Milan, Juventus, Chelsea, PSG, Bayern de Munique e Real Madrid.
Em 2019, foi eleito pela revista France Football um dos dez maiores treinadores da história. Ancelotti traz ao Brasil sua experiência em clubes de elite e títulos em todos os grandes centros do futebol europeu.
Tem algo para contar? 🚨 Sua história pode virar notícia! Fale com a nossa redação pelo WhatsApp (63) 9 9274-5503 ou envie um e-mail para [email protected]