A Prefeitura de Palmas, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação, disponibiliza aos alunos da rede municipal de ensino a partir desta sexta-feira, 24, a ferramenta Palmas Home School. O objetivo é propiciar condições para que os estudantes mantenham uma rotina de estudos durante o período de suspensão temporária das aulas devido ao distanciamento social, medida necessária para proteger a saúde dos estudantes e seus familiares.
- Publicidades -
A ferramenta disponibiliza materiais como textos, atividades, vídeos, livros pedagógicos e literários e sugestões de sites, que podem se constituir em possibilidade de crescimento e aprendizado aos alunos. Todo o material foi produzido e/ou organizado pela equipe pedagógica da Semed e professores voluntários, que se empenharam para criar esta alternativa e minimizar os impactos que a atual situação possa causar ao processo de aprendizagem dos alunos. Os estudantes da Educação Especial foram contemplados em um espaço específico com atividades complementares e suplementares, além da pasta correspondente ao ano em que está matriculado.
A Semed ressalta que o conteúdo da Palmas Home School é um complemento ao ensino formal, não se tratando de reposição de aulas, que deve acontecer após o retorno às atividades pedagógicas normais. Não há previsão para que se defina o calendário escolar, que deve ser adequado junto com diretores das unidades, Conselho Municipal de Educação e Sindicato dos Professores, e de acordo com as recomendações das autoridades em saúde.
A ferramenta Palmas Home School pode ser acessada na página principal da Prefeitura ou pelo link https://www.educacaopalmas.com.br
Os estudantes que têm acesso à internet por computador (ou mesmo pelo celular) poderão responder as atividades on-line. Para quem não possui acesso à internet, as escolas municipais vão fornecer as atividades impressas, por semana, sendo a retirada em um dia específico para cada série/ano. Os materiais podem também ser impressos e estão divididos por ano escolar.
A prefeita Cinthia Ribeiro ressalta que a suspensão das aulas não é um período de lazer e passeios, mas de esforços coletivos em prol da segurança de todos os cidadãos palmenses. “O foco da ferramenta é oferecer um reforço de aprendizagem para que a criança e o adolescente não fiquem tão afastados do ambiente escolar. Com o apoio das famílias, muito pode ser feito e muito conhecimento pode ser agregado”.