Mundo – Um apagão cibernético está provocando atrasos em voos e prejudicando serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo nesta sexta-feira (19).
- Publicidades -
O problema está relacionado a sistemas que utilizam Windows na empresa CrowdStrike, uma fornecedora de serviços de segurança digital.
Impacto nas Companhias Aéreas
As companhias aéreas American Airlines, United e Delta, principais dos Estados Unidos, paralisaram todos os voos. A JetBlue, que opera majoritariamente voos domésticos nos EUA, segue com operações normais.
Segundo a rede de TV norte-americana ABC, nenhum voo da American Airlines, United e Delta deve decolar nas próximas horas. As viagens já em andamento continuarão normalmente.
Situação no Brasil e em Outros Países
No Brasil, usuários relatam que aplicativos de bancos estão fora do ar. Bolsas de valores em todo o mundo enfrentaram intercorrências nas operações. O governo da Austrália informou que o incidente parece estar relacionado a um problema global na CrowdStrike.
A Eurowings, subsidiária da Lufthansa para voos na Europa, cancelou todos os voos domésticos e entre Alemanha e Reino Unido até as 15h no horário local (10h no Brasil).
Resolução e Esclarecimentos
A Microsoft declarou que a falha já foi resolvida, mas problemas residuais ainda podem ocorrer. Não há indícios de que o apagão esteja relacionado a um ataque hacker. A CrowdStrike confirmou que está ciente de falhas no sistema operacional Windows relacionadas ao sensor “Falcon”. Informações iniciais indicam que o apagão se originou em sistemas da CrowdStrike que utilizam o sistema operacional Windows, da Microsoft.
A Microsoft afirmou que o problema teve origem em sistemas do Windows devido a “uma atualização de uma plataforma de software de terceiros”.