28 de abril de 2024 01:13

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7 milhões de famílias devem atualizar CadÚnico para continuarem recebendo benefícios de programas sociais do governo; saiba como

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7 milhões de famílias devem atualizar CadÚnico para continuarem recebendo benefícios de programas sociais do governo; saiba como

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) informou nesta segunda-feira (5) que cerca de 7 milhões de famílias, entre beneficiárias e não beneficiárias do Programa Bolsa Família, precisam atualizar seus dados no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do governo federal.

Esta ação de qualificação cadastral envolve dois processos: averiguação cadastral (AVE24) e revisão cadastral (REV24). Nos últimos 12 meses, 1,7 milhão de famílias unipessoais foram excluídas da lista de beneficiários do Bolsa Família devido a essa revisão.

As atualizações também facilitam o acesso a 36 programas federais que utilizam os dados do CadÚnico.

A averiguação cadastral (AVE24) verifica informações prestadas pelas famílias no cadastramento, identificando possíveis inconsistências. Já a revisão cadastral (REV24) abrange famílias com cadastros desatualizados por mais de 2 anos.

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O MDS destaca que uma mesma família pode passar pelos dois processos de qualificação, dependendo da situação. A maioria das famílias alvo neste ano está com registros sem atualização há mais de 24 meses.

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Notificações

Famílias incluídas na ação de qualificação recebem comunicações via aplicativo CadÚnico, Caixa Tem, extrato de pagamento do Bolsa Família e até em faturas de energia elétrica para as beneficiárias da tarifa social.

Como atualizar?

Após notificação, os responsáveis devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para atualizar os dados. É necessário levar documentos de identificação, comprovante de residência e documentos de todos os membros da família.

A falta de atualização pode gerar pendências, impedindo a participação em programas sociais. A não regularização pode resultar na suspensão do pagamento por 2 meses e, eventualmente, no cancelamento do benefício.

A atualização deve ocorrer a cada 2 anos ou diante de mudanças na família, como nascimento, óbito, mudança de endereço, matrícula escolar, ou alteração de renda.

Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820

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