Mundo – Nesta terça-feira (23), os brasileiros terão a oportunidade de observar a “Lua Cheia Rosa”, um fenômeno que recebe este nome não pela cor, mas sim pela época de florescimento das flores na primavera do Hemisfério Norte, conforme tradição de povos nativos dos Estados Unidos.
- Publicidades -
Observação da Lua Cheia Rosa
Para apreciar esse espetáculo celestial, não é necessário o uso de telescópios ou qualquer equipamento especial. A Lua estará visível a olho nu, aparecendo no horizonte por volta das 17h32, horário de Brasília. Este é um excelente momento para quem aprecia a beleza natural do céu noturno.
Superluas e luas cheias
Embora todas as luas cheias sejam um belo espetáculo, nem todas são “superluas”. Uma superlua ocorre quando a lua cheia coincide com o perigeu, o ponto da órbita lunar mais próximo da Terra. Durante uma superlua, nosso satélite natural parece ser 14% maior e 30% mais brilhante do que em seu apogeu, o ponto mais distante.
De acordo com o Observatório do Valongo da UFRJ, duas superluas estão previstas para 2024, nos dias 17-18 de setembro e 17 de outubro.