Maria do Perpétuo Socorro de Carvalho Leal, que ministra aulas de Língua Portuguesa, Ciências e Biologia no Colégio Estadual Bernardo Sayão, no Colégio Estadual Primeiro de Junho e Escola Municipal Ayrton Senna, de Pequizeiro, encontrou a inspiração para o magistério com a sua mãe, Dulce Duarte, que era uma professora de excelência e amada por seus alunos. No Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro, conforme lei sancionada por Dom Pedro I, no ano de 1827, representa um momento para lembrar a importância desse profissional imprescindível para o desenvolvimento de uma sociedade.
- Publicidades -
Maria do Socorro nasceu no Piauí e leciona há 17 anos. “Minha maior inspiração foi uma professora brilhante e dedicada, a minha mãe. Sua alegria e amor à profissão a fazia superar todas as dificuldades e tristezas. Ela nunca levou para dentro dos portões da escola suas angústias e problemas pessoais, estava sempre sorrindo”, frisou. E foi observando o exemplo dentro de casa que Maria do Socorro aprendeu a gostar da arte do ensino.
Para fazer a diferença na sala de aula, a professora está sempre em busca de novas alternativas de ensino. “Procuro estar sempre estudando, inovando em minhas práticas pedagógicas. Acredito que dias melhores virão e que posso fazer a diferença na vida dos meus alunos”, ressaltou.
Professor aposta numa educação que transforma
O professor Donizete Camargo da Silva leciona história para alunos do ensino médio, no Colégio Estadual Irineu Albano, de Guaraí, é outro que faz a diferença na escola, porque acredita na educação que transforma. “Fico muito feliz todas as vezes que os alunos se posicionam em relação a algum tema proposto em sala de forma autônoma e original, isso nos deixa muito satisfeito”, comentou.
Donizete também explicou a sua forma de lecionar. “Acredito que a tentativa de aprimoramento constante através da leitura de livros da literatura brasileira e clássicos da literatura estrangeira. E, com isso, levar aos alunos através dessas diferentes fontes fragmentos das experiências das sociedades ao longo do tempo”, esclareceu.
Na escola na qual trabalha, o professor Donizete é admirado por sua dedicação ao magistério e elogiado pelos alunos por sua capacidade de transmitir conhecimentos de uma forma clara e interativa.