Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 que estiverem com covid-19 ou outra doença infectocontagiosa não devem comparecer ao local de prova. Assim como nas duas últimas edições do exame, esses estudantes poderão solicitar a reaplicação das provas. O Enem será aplicado em mais de 1,7 mil municípios nos próximos domingos, 13 e 20 de novembro. Cerca de 3,4 milhões de participantes estão com a inscrição confirmada.
- Publicidades -
Esta será a terceira edição do Enem desde o início da pandemia de covid-19. Em 2020 e 2021 todos, entre fiscais e candidatos, foram obrigados a usar máscara.
A reaplicação do Enem será nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023. A solicitação da reaplicação deverá ser feita na Página do Participante em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação, conforme o edital do exame. Cada pedido será analisado individualmente.
Agora, com o relaxamento das medidas de restrição, um dos questionamentos dos estudantes é: o uso de máscaras no Enem continua obrigatório?
O uso da máscara de proteção facial é obrigatório nos locais de prova, exceto nos estados e municípios onde esse uso esteja liberado, por decreto ou ato administrativo, em locais fechados. De acordo com o Inep, a aplicação deste ano manterá as medidas de proteção contra a covid-19, como o distanciamento entre os candidatos nas salas de prova.
Segundo o último Boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi verificado aumento nos casos de covid-19 nos estados do Amazonas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e de São Paulo.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que os candidatos separem máscaras para usar durante a aplicação da prova, inclusive reservas. Elas devem cobrir o nariz e a boca.
Os participantes do Enem 2022 também podem levar de casa um frasco com álcool líquido ou em gel, apesar de o produto ser disponibilizado em todas as salas.
Outra recomendação do Inep é que os candidatos levem suas próprias garrafas de água para consumo durante o Enem. Todos estes itens serão vistoriados pelos fiscais.
Envie sugestões de pauta ou denúncias para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820