Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) e do Mato Grosso (CBMMT) realizam, desde a madrugada desta terça-feira (11), buscas por um idoso indígena de 91 anos, desaparecido desde o dia 9 de fevereiro, na Aldeia Kutaria, localizada no noroeste da Ilha do Bananal, município de Pium (TO).
A operação envolve bombeiros de ambos os estados e conta com o apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). O idoso foi visto pela última vez nas proximidades da aldeia, e as buscas estão sendo conduzidas em áreas de difícil acesso, com o auxílio de embarcações e cães farejadores.
Mobilização das equipes
Os militares da 2ª Companhia Independente Bombeiro Militar (CIBM – Paraíso do Tocantins) e do Comando Independente de Busca e Salvamento (CIBS) se deslocaram por terra até Santa Terezinha (MT), cidade mais próxima da região da busca. No local, mantiveram contato com Aryelle Karajá, representante da Funai, para o levantamento de informações e definição das estratégias de busca.
Estratégia de resgate
As equipes envolvidas na operação contam com mapas atualizados da região e embarcações cedidas pela comunidade local para auxiliar na busca. O acesso mais viável à Aldeia Kutaria é feito pelo rio, devido à distância de 18 km até a cidade mais próxima.
As buscas começaram às 5h da manhã desta quarta-feira (12) e seguem um plano estruturado com o uso de cães farejadores e equipamentos especializados.