ARTIGO | FALTA MUITO PRO INTERVALO, PROF?

O intervalo escolar como mais um elemento para a formação pedagógica dos alunos.

Todos os dias letivos nas escolas de Palmas, por volta da metade do período das aulas acontece um fenômeno da natureza extremamente poderoso chamado: Intervalo (ou recreio, para a galera da minha idade), esse período curto, mas misterioso, costuma ser o ambiente perfeito para as mais variadas atividades dos alunos nas escolas. Desde simplesmente lanchar e ficar quieto em algum canto, esperando o momento de retornar para a conclusão das aulas do dia, até aqueles que se aventuram em aproveitar os poucos minutos para jogar bola na quadra de esportes.

O mais interessante dos intervalos é justamente a criatividade com que alguns alunos aproveitam esse período, em algumas escolas alunos se reúnem para o que chamam de intervalouvando, momentos devocionais onde crianças e adolescentes desfrutam de um som de violão, algumas canções e colegas compartilhando experiências e leituras bíblicas, muito saudável e inspirador. Outros, por sua vez, aproveitam esse horário para breves encontros românticos em lugares mais afastados das multidões de crianças correndo de um lado para o outro. Um desafio aos monitores de pátio, que atentos, orientam os alunos a retornarem ao pátio e aos olhos de todos.

Existem ainda, aqueles que aproveitam esse período para realizar atividades artísticas e culturais, como recitar versos e rimas, nas chamadas batalhas de hip hop (freestyle), também tendo os que se arriscam em alguns passos de dança. De fato, os especialistas do comportamento e profissionais da educação tratam com bastante seriedade a importância do intervalo escolar, sendo um período onde a socialização (que também é um dos objetivos da educação) acontece de maneira espontânea e sem mediação específica, além de ser recomendado um período de pausa das atividades escolares, para que os alunos possam descansar e retornar para finalização das aulas.

O intervalo escolar também é um momento para os alunos aprenderem valores como respeito, responsabilidade e empatia. Eles podem participar de atividades de voluntariado, liderar iniciativas sociais ou simplesmente demonstrar comportamento cidadão positivo.

Em resumo, o intervalo escolar não é apenas uma pausa na rotina, mas sim um componente vital da formação pedagógica dos alunos. Ele contribui para o desenvolvimento físico, social, emocional e intelectual dos estudantes, preparando-os para uma vida mais equilibrada, cidadã e bem-sucedida. Portanto, deve ser valorizado e planejado de maneira adequada em todas as escolas. Falando nisso: Falta muito pro intervalo, prof?

Deixe o seu Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais