15 de julho de 2024 17:48

Cotidiano em destaque

ARTIGO | FALTA MUITO PRO INTERVALO, PROF?

Publicados

sobre

ARTIGO | FALTA MUITO PRO INTERVALO, PROF?
Energisa

Todos os dias letivos nas escolas de Palmas, por volta da metade do período das aulas acontece um fenômeno da natureza extremamente poderoso chamado: Intervalo (ou recreio, para a galera da minha idade), esse período curto, mas misterioso, costuma ser o ambiente perfeito para as mais variadas atividades dos alunos nas escolas. Desde simplesmente lanchar e ficar quieto em algum canto, esperando o momento de retornar para a conclusão das aulas do dia, até aqueles que se aventuram em aproveitar os poucos minutos para jogar bola na quadra de esportes.

O mais interessante dos intervalos é justamente a criatividade com que alguns alunos aproveitam esse período, em algumas escolas alunos se reúnem para o que chamam de intervalouvando, momentos devocionais onde crianças e adolescentes desfrutam de um som de violão, algumas canções e colegas compartilhando experiências e leituras bíblicas, muito saudável e inspirador. Outros, por sua vez, aproveitam esse horário para breves encontros românticos em lugares mais afastados das multidões de crianças correndo de um lado para o outro. Um desafio aos monitores de pátio, que atentos, orientam os alunos a retornarem ao pátio e aos olhos de todos.

Existem ainda, aqueles que aproveitam esse período para realizar atividades artísticas e culturais, como recitar versos e rimas, nas chamadas batalhas de hip hop (freestyle), também tendo os que se arriscam em alguns passos de dança. De fato, os especialistas do comportamento e profissionais da educação tratam com bastante seriedade a importância do intervalo escolar, sendo um período onde a socialização (que também é um dos objetivos da educação) acontece de maneira espontânea e sem mediação específica, além de ser recomendado um período de pausa das atividades escolares, para que os alunos possam descansar e retornar para finalização das aulas.

O intervalo escolar também é um momento para os alunos aprenderem valores como respeito, responsabilidade e empatia. Eles podem participar de atividades de voluntariado, liderar iniciativas sociais ou simplesmente demonstrar comportamento cidadão positivo.

Em resumo, o intervalo escolar não é apenas uma pausa na rotina, mas sim um componente vital da formação pedagógica dos alunos. Ele contribui para o desenvolvimento físico, social, emocional e intelectual dos estudantes, preparando-os para uma vida mais equilibrada, cidadã e bem-sucedida. Portanto, deve ser valorizado e planejado de maneira adequada em todas as escolas. Falando nisso: Falta muito pro intervalo, prof?

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana