A Serasa anunciou recentemente que realizou uma mudança nas regras que avaliam o score dos brasileiros. Com isso, a medida aumentou a pontuação de aproximadamente 44% das pessoas, além de ter trazido alterações ao design do aplicativo e do site.
- Publicidades -
A Serasa avalia alguns critérios específicos para fazer o cálculo do score de cada consumidor. Sendo assim, o primeiro deles é o compromisso com o crédito que o cidadão tem, de modo a realizar o pagamento das contas em dia e não ter débitos de créditos passados.
Outro ponto levado em consideração é o Registro de Dívidas e Pendências, que analisa as dívidas que o consumidor tem no mercado financeiro. Ademais, é verificado quantas vezes o CPF do cidadão já foi analisado por empresas e instituições, além de toda a evolução financeira que o brasileiro mostrou no mercado ao longo dos anos.
Seu relacionamento com as empresas é um ponto extremamente importante, visto que é por meio dele que se descobre como você lida com o pagamento das suas dívidas.
Como é definida a pontuação?
O score do Serasa é calculado por uma Inteligência Artificial (IA) que considera alguns critérios que terão cada um peso na sua pontuação. As alterações ocorrem de maneira dinâmica conforme a evolução do comportamento financeiro das pessoas.
Para definir a pontuação, a IA do Serasa utiliza fatores como:
- Histórico de dívidas;
- Pagamento de crédito;
- Consultas para serviço de crédito;
- Crédito contratado;
- Tempo de uso do crédito;
- Pagamento de dívidas.
Como consultar o score?
Para acessar esses números do Serasa, o usuário deverá baixar o aplicativo do órgão e realizar o cadastro. Para isso, será necessário informar o CPF e definir uma senha de acesso. Após realizar essas etapas, a pontuação aparecerá imediatamente na tela inicial.
A classificação da pontuação é estabelecida da seguinte forma:
- Baixo: de 0 a 300 pontos;
- Regular: de 301 a 500 pontos;
- Bom: de 501 a 700 pontos;
- Muito bom: de 701 a mil pontos.
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820