Palmas, mesmo com pouca idade, constrói sua história sendo pioneira em vários aspectos dentre eles, no avanço da construção social da mulher no espaço público, antes ocupado só por homens e pela primeira vez terá à frente do planejamento estratégico do trânsito uma mulher. A agente de Trânsito e Transporte, Valéria de Oliveira, assume o desafio de chefiar a Superintendência de Trânsito e Mobilidade Urbana.
- Publicidades -
Para a secretária de Segurança e Mobilidade Urbana, Welere Barbosa, que também foi a primeira mulher a comandar a Secretaria de Segurança da Capital, esse empoderamento representa o reconhecimento da qualificação que as mulheres possuem. “Mesmo em uma sociedade em que as oportunidade para os homens ainda se sobrepõem, Palmas tem rompido essa narrativa cultural, abrindo caminhos para o empoderamento de fato e de direito das mulheres”, reforçou a secretária.
Somando essa representatividade e força da mulher no espaço público, Valéria assume a missão de integrar ao trânsito de Palmas o tripé: Educação, fiscalização e engenharia. “Assumo essa superintendência tendo por objetivo um grande desafio que é focar na redução dos acidentes graves e fatais, implementando os conceitos e instrumentos da mobilidade urbana sustentável, sempre em prol da vida”, enfatiza a nova superintendente.
Valéria Oliveira é servidora pública e agente de trânsito e transporte desde 2000, advogada e arquiteta urbanista atuou na Comissão de Dados do Projeto Vida no Trânsito e sempre trabalhou na parte de engenharia e planejamento urbano de Palmas, com o objetivo de melhorar o trânsito, a mobilidade e segurança viária.