O dono de um bar de alto padrão localizado na Quadra 204 Sul foi detido na última sexta-feira, 4, após seu estabelecimento ser flagrado funcionando com energia furtada. Carlos Alberto Vieira Filho, de 24 anos, estava no bar e alegou estar com dívidas junto à concessionária de energia Energisa. Ele declarou ter comprado o ponto há 20 dias e confirmou que estava fazendo o popular “gato” para ter energia no local, conforme consta em Boletim de Ocorrência (BO) da Polícia Civil.
- Publicidades -
De acordo com o BO registrado na Delegacia Especializa na Repressão aos Crimes Praticados Contra Concessionárias e Prestadoras de Serviços Públicos (Derfae) o crime foi descoberto após denúncia.
Ainda conforme o documento, devido às dívidas junto à empresa, o medidor de energia foi retirado do prédio, fato que teria levado o proprietário do bar a fazer a ligação direta, sem a medição correta. Fiscais da Energisa e a Perícia Técnica foram acionados para constatar a ligação clandestina.
Em depoimento à Polícia Civil, Vieira Filho alegou que ao comprar o ponto sabia das dívidas mesmo sem saber o valor exato, mas como estava passando por dificuldades financeiras e por não saber que poderia parcelar a pendência, resolveu contratar um eletricista e fazer a gambiarra, fato que ocorreu na última quarta-feira, 2. Ele não teria dito aos agentes policiais quem era o eletricista, pois um funcionário do bar que havia supostamente solicitado o serviço.
Após depoimento, o delegado titular da Derfae, Elirio Putton Junior arbitrou uma fiança de R$ 1.500 para que Vieira Filho fosse liberado, que foi paga no mesmo dia. O empresário terá que se apresentar à Justiça quando for intimado com relação ao inquérito instaurado relativo ao crime. (Colab. JTo)