15 de maio de 2024 20:39

Cidades

Direção de escola de Araguaína manda cortar os galhos de todas as árvores e corre risco de receber multa

Publicado em

Direção de escola de Araguaína manda cortar os galhos de todas as árvores e corre risco de receber multa

Nesta segunda-feira (7/12) cidadãos de Araguaína levaram um susto ao ver que as árvores que ficavam em frente a Escola Estadual Modelo tiveram todos os galhos cortados, restando apenas os troncos em pé. O serviço teria sido ordem da direção da escola porque as árvores estariam muito próximas a rede elétrica.

As árvores ficam na calçada da escola, ao lado de um dos portões de acesso da unidade, na rua 25 de dezembro. Os galhos cortados ficaram amontoados no local durante a manhã, atrapalhando a passagem de pedestres e até invadindo parte da rua.

Em nota a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) disse que se tratou de uma poda que se fez necessária porque o crescimento das árvores estava colocando em risco a rede elétrica da unidade de ensino. Ainda segundo a nota, a direção da escola reitera que as árvores não foram retiradas.

Só que várias imagens feitas no local mostram que não existem fios elétricos passando sobre a maioria das árvores. Além disso, apesar de não terem sido retiradas, as árvores tiveram todos os galhos com a folhagem cortados, restando apenas os caules.

A Prefeitura de Araguaína informou que não autorizou a poda das árvores no local e que enviou uma equipe de fiscais do Meio Ambiente para avaliar a situação. De acordo com o município, foi constatando que houve uma poda irregular e a administração da escola será multada.

Segundo a prefeitura, a poda ou corte de árvores em vias públicas sem autorização dos órgãos competentes é considerada infração ambiental e será exigida compensação por parte da escola, visando restabelecer o dano ambiental.

A Seduc afirmou que todos os esclarecimentos sobre a ação serão prestados em reunião com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Araguaína.

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana