Nesta segunda-feira (7/12) cidadãos de Araguaína levaram um susto ao ver que as árvores que ficavam em frente a Escola Estadual Modelo tiveram todos os galhos cortados, restando apenas os troncos em pé. O serviço teria sido ordem da direção da escola porque as árvores estariam muito próximas a rede elétrica.
- Publicidades -
As árvores ficam na calçada da escola, ao lado de um dos portões de acesso da unidade, na rua 25 de dezembro. Os galhos cortados ficaram amontoados no local durante a manhã, atrapalhando a passagem de pedestres e até invadindo parte da rua.
Em nota a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) disse que se tratou de uma poda que se fez necessária porque o crescimento das árvores estava colocando em risco a rede elétrica da unidade de ensino. Ainda segundo a nota, a direção da escola reitera que as árvores não foram retiradas.
Só que várias imagens feitas no local mostram que não existem fios elétricos passando sobre a maioria das árvores. Além disso, apesar de não terem sido retiradas, as árvores tiveram todos os galhos com a folhagem cortados, restando apenas os caules.
A Prefeitura de Araguaína informou que não autorizou a poda das árvores no local e que enviou uma equipe de fiscais do Meio Ambiente para avaliar a situação. De acordo com o município, foi constatando que houve uma poda irregular e a administração da escola será multada.
Segundo a prefeitura, a poda ou corte de árvores em vias públicas sem autorização dos órgãos competentes é considerada infração ambiental e será exigida compensação por parte da escola, visando restabelecer o dano ambiental.
A Seduc afirmou que todos os esclarecimentos sobre a ação serão prestados em reunião com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Araguaína.