O Estado do Tocantins inaugurou um novo Centro de Terapia Assistida no Hospital Regional de Araguaína (HRA), com o objetivo de fornecer assistência integral e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. O centro foi projetado para atender mensalmente cerca de 80 pacientes com doenças autoimunes, oferecendo tratamentos com imunobiológicos, essenciais para a redução dos sintomas dessas condições.
- Publicidades -
A diretora-geral do HRA, Cristiane Uchôa, ressaltou as melhorias proporcionadas pela nova instalação: “Anteriormente, o espaço era limitado, o que restringia a quantidade de sessões e o número de pacientes atendidos. Agora, com o novo centro, conseguimos duplicar o número de atendimentos mensais e planejamos expandir ainda mais nos próximos meses.”
Lauriete Parente, enfermeira do centro, informou que o espaço tratará pacientes com diversas condições, incluindo doenças reumáticas e autoimunes que afetam o sistema gastrointestinal e sanguíneo. “Todos os equipamentos necessários já estão instalados, e contamos com uma equipe multiprofissional preparada para receber e cuidar dos pacientes”, afirmou.
Fluxo de Atendimento
Os pacientes serão agendados pelo Sistema de Regulação (SISREG) para consulta nos ambulatórios de especialidades. Depois de diagnosticados e com indicação de terapia por imunobiológicos, serão encaminhados à assistência farmacêutica para obter o medicamento por meio do Laudo de Medicamento Especializado (LME). Munido da prescrição no bloco do Sistema Único de Saúde (SUS), datada e assinada pelo especialista do SUS, o paciente será então encaminhado para o agendamento.
Vinda de Ananás, a paciente Renata Paula Reis aprovou o atendimento em Araguaína. “Necessito da medicação desde 2011 e preciso de 15 em 15 dias. Já tive muita dificuldade por ser em um curto intervalo. Particular é caro, então em Araguaína ficou ótimo, achei excelente, bem mais perto da minha residência”, disse.