A Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) celebra 25 anos de história consolidando-se como o maior evento do setor no Norte do país. Com o tema “AgroEvolução”, a edição de 2025 destaca os avanços tecnológicos no agronegócio e reforça o papel estratégico do turismo como vetor de desenvolvimento sustentável no Tocantins.
Neste ano, a feira, realizada no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas, traz uma programação ampliada e reforça a sinergia entre inovação, produção rural e valorização das riquezas naturais e culturais do estado. A expectativa é de que a Agrotins receba até 200 mil visitantes e movimente cerca de R$ 3 bilhões em negócios até o encerramento, no sábado (17).
Turismo ganha protagonismo no evento
A edição de 2025 evidencia a crescente integração entre o agronegócio e o turismo, com empreendedores locais aproveitando o evento para promover experiências que valorizam o meio ambiente, a gastronomia e as tradições regionais.
Um dos exemplos é o empresário Hygor Alexandre Mineiro, que levou um flutuante até o píer da Agrotins para divulgar passeios pelo Lago de Palmas. “Dos 55 flutuantes que operam no lago, o nosso é o único que oferece alimentação inclusa no passeio. Estamos aqui para atrair novos clientes, fazer networking e oferecer passeios durante o evento”, explica.
Já os irmãos Christian e Lucas Zueth, que atuam com guiagem de pesca esportiva em Palmas, Porto Nacional e Brejinho de Nazaré, montaram uma barraquinha no estande da pesca para apresentar iscas artesanais. “Logo no primeiro dia, meu irmão atendeu um cliente que, à noite, saiu para pescar conosco”, conta Christian, destacando o potencial de negócios proporcionado pela feira.
Fazenda premiada aposta no turismo rural
A empresária Ariana Silva Braga participa da Agrotins 2025 expondo os queijos artesanais premiados da Fazenda Buritizal, localizada no Tocantins. Ela anunciou que, em breve, o local será aberto ao público para visitas guiadas, integrando a produção rural ao turismo de experiência.
“Nossa intenção é mostrar todo o processo, desde a produção do capim até a fabricação do queijo. Queremos que as pessoas conheçam e valorizem o trabalho do produtor rural”, afirma Ariana.
Investimentos para fortalecer a integração
O secretário estadual de Turismo, Hercy Filho, destacou os investimentos realizados pela gestão do governador Wanderlei Barbosa na infraestrutura do Parque Agrotecnológico, como a construção do píer e da orla, além do calçamento da área de exposição. Para ele, a Agrotins 2025 evidencia como o agronegócio e o turismo podem caminhar juntos. “Estamos promovendo o desenvolvimento econômico e sustentável do Tocantins ao integrar dois setores estratégicos”, afirmou.
Tem algo para contar? 🚨 Sua história pode virar notícia! Fale com a nossa redação pelo WhatsApp (63) 9 9274-5503 ou envie um e-mail para [email protected]