Com o intuito de promover mais inclusão digital a Delegacia da Receita Federal em Palmas e a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (Undime/TO) viabilizaram um laboratório de informática e a doação de aparelhos celulares para alunos da zona rural do município de Piraquê. A entrega dos equipamentos, que ocorreu na tarde desta terça-feira, 15, é iniciativa da Receita Federal, Prefeitura de Piraquê e Undime/TO.
- Publicidades -
A entrega dos equipamentos é resultado de um esforço conjunto das partes envolvidas. Nesta direção, a Receita Federal reconheceu a importância da educação tecnológica e realizou a doação dos gabinetes que irão compor os computadores. Já a prefeitura e a Secretaria da Educação se comprometeram em disponibilizar o espaço físico adequado e as demais peças para garantir a infraestrutura necessária para o funcionamento do espaço.
O delegado, Ricardo Wagner Magalhães, destaca que a montagem do laboratório de informática ocorreu a partir de aparelhos apreendidos em operações da Receita Federal. Os equipamentos utilizados são conhecidos como gatos net, decodificadores piratas de sinal digital utilizados para roubar sinal de TV a cabo.
“Essa doação só foi possível devido a outra parceria realizada entre as instituições de ensino superior. As universidades realizaram a descaracterização desses equipamentos e fizeram a instalação, configuração e otimização do sistema para ser possível utilizá-los em laboratórios de informática, como ferramentas de aprendizado”, afirma.
Conforme a presidente da Undime Tocantins, Francinete Ribeiro, a iniciativa proporcionará aos estudantes da região, um ambiente adequado para a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades tecnológicas.
“Este laboratório é um recurso valioso para os professores, porque permitirá a criação de atividades pedagógicas inovadoras e estimulantes. Eles poderão explorar recursos interativos, promover aulas práticas de informática, desenvolver projetos colaborativos e utilizar softwares educacionais, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem, despertando o interesse dos estudantes pela área de tecnologia”, pontua.
O delegado afirma que parcerias entre a Receita Federal e instituições de ensino são um exemplo inspirador de como o engajamento entre diferentes órgãos e instituições podem trazer benefícios significativos para a comunidade.
“A inauguração do laboratório de informática representa um marco importante para a região, mostrando que a tecnologia e a educação caminham juntas para impulsionar o desenvolvimento humano e social. Essa iniciativa também reforça a importância da responsabilidade social por parte da Receita Federal, que vai além de suas atribuições fiscais e contribui diretamente para a formação dos cidadãos”, destaca o delegado, Ricardo Wagner.
Para o prefeito de Piraquê, Silvino Oliveira de Sousa, a expectativa é que o laboratório de informática se torne um espaço de referência e de inspiração para os estudantes, estimulando o interesse pela tecnologia, inovação e busca por conhecimento na área digital.
“O laboratório de informática é apenas o começo de uma jornada para transformar a educação local e proporcionar oportunidades iguais para todos. A parceria com a Receita Federal é um exemplo a ser seguido, mostrando que quando as instituições se unem em prol de um objetivo comum, é possível construir um futuro mais promissor para as gerações que estão por vir”.