A Prefeitura de Darcinópolis, no norte do Tocantins, informou nesta terça-feira (26) que vai decretar lockdown, ou bloqueio total, na cidade a partir desta quarta-feira (27). A medida vai incluir as mesmas restrições impostas pelo lockdown estadual, que vigorou em 35 cidades na semana passada e também a lei seca, quando fica proibida a comercialização de bebidas alcoólicas.
- Publicidades -
A decisão foi tomada pelo prefeito Jackson Soares Marinho após a cidade assumir a liderança no ranking de maior incidência da doença no Tocantins. Atualmente a cidade está com 91 casos confirmados de coronavírus, o que significa que um em cada 67 moradores está infectados. Darcinópolis tem 6.097 moradores, de acordo com a estimativa mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O lockdown municipal terá a duração, inicialmente, de sete dias. Neste período devem ficar proibidas as atividades não essenciais e os moradores precisam apresentar justificativas para sair de casa. É permitida a saída apenas para trabalho em serviços essenciais, idas a farmácias ou supermercados e consultas a médicos.
Além disso, seguem em vigor no município a obrigatoriedade do uso de máscaras, as barrerias sanitária e a suspensão das aulas. O prefeito informou que o atendimento para pacientes da Covid-19 está sendo realizado nas duas Unidades Básicas de Saúde e que são realizados em média 20 testes rápidos por dia no município.