Os extratos bancários passam a ter nomenclaturas padronizadas a partir desta segunda-feira (8).
- Publicidades -
A medida, anunciada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), visa facilitar a compreensão dos clientes, especialmente aqueles que utilizam contas em mais de uma instituição financeira.
Entenda a mudança nos extratos bancários
Os extratos bancários são documentos fornecidos pelas instituições financeiras que resumem as transações realizadas pelo cliente. Inicialmente, a mudança vai abranger apenas as denominações de operações de saque e depósito. A expectativa é que a padronização seja estendida para outras operações financeiras no futuro.
Walter Faria, diretor-adjunto de serviços da Febraban, destaca que a iniciativa busca universalizar as informações e ampliar o acesso da população aos serviços bancários. “Atualmente, os bancos utilizam mais de 4 mil tipos de nomenclaturas diferentes, o que gera diferenças significativas entre as instituições para um mesmo tipo de operação financeira”, afirmou Faria em nota oficial.
Como identificar as operações no extrato
A padronização promete tornar as operações mais claras para a população. Por exemplo, a operação “depósito de cheque no ATM” será descrita como “DEP CHEQUE ATM”.
Já o saque de dinheiro em espécie no caixa convencional dentro da agência, com cartão da conta, aparecerá no extrato como “SAQUE DIN CARTAO AG”.