A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta terça-feira (20) para a rápida propagação do sarampo em todo o mundo, com mais de 306.000 casos relatados no ano passado, um aumento de 79% em relação ao ano anterior, e pediu uma intensificação da vacinação.
- Publicidades -
Natasha Crowcroft, assessora técnica da OMS para o sarampo e a rubéola, expressou grande preocupação com a situação, destacando que houve um aumento constante dos casos de sarampo em todas as regiões da OMS, exceto nas Américas.
Ainda assim, a organização teme que a região das Américas também seja afetada por surtos de sarampo à medida que os números continuam a aumentar globalmente.
A OMS ressaltou que os números reais de casos de sarampo são provavelmente muito mais altos do que os notificados. O ressurgimento do sarampo é atribuído à diminuição da cobertura vacinal durante os anos da pandemia de covid-19.
Também enfatizou que a prevenção do sarampo e da rubéola não deve ser negligenciada devido a outras crises e problemas. A prevenção do sarampo requer que 95% das crianças recebam duas doses da vacina, mas a cobertura vacinal global está em 83%, abaixo do nível de 86% registrado em 2019. Em 2023, houve 51 grandes epidemias de sarampo em comparação com 32 em 2022.