Tocantins – A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) anunciou que, a partir do dia 26 de outubro, a Campanha de Vacinação contra a Influenza será expandida para toda a população acima de seis meses de idade, estendendo-se enquanto houver doses disponíveis. Antes, o imunizante estava restrito aos grupos prioritários, mas, com o baixo índice de cobertura vacinal e a alta disponibilidade de doses na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEADI), a campanha foi readequada para ampliar o acesso.
- Publicidades -
Atualmente, há 214.540 doses da vacina contra a gripe em estoque no Tocantins, além de mais unidades disponíveis nos 139 municípios do estado. Até o dia 24 de outubro, a cobertura vacinal atingiu apenas 30,17% entre os grupos prioritários. Entre os subgrupos, a imunização de idosos foi de 27,95%, de gestantes 25,69%, puérperas 33,44% e indígenas aldeados 54,57%.
Importância da imunização e orientações aos municípios
Diandra Sena, gerente de Imunização da SES-TO, destacou a importância da campanha e seus benefícios. “A vacinação contra a influenza é uma das medidas mais eficazes para prevenir a doença e suas complicações, protegendo especialmente as pessoas em situação de maior risco e contribuindo para a redução da circulação do vírus na comunidade”, explicou.
A SES-TO orienta que as Secretarias Municipais de Saúde (SEMUS) do Tocantins sigam realizando as ações de vacinação, com prioridade para os grupos indicados na campanha, visando aumentar a cobertura vacinal. Municípios que necessitarem de mais doses podem solicitar diretamente à CEADI/SES-TO por meio do Sistema de Insumos Estratégicos em Saúde (SIES).
Além disso, as doses aplicadas devem ser registradas no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), disponível no portal oficial, com registros específicos por grupo prioritário e população geral acima de seis meses.