Em tempos de pandemia, momento em que pessoas estão mais conectadas do que antes, e aproximação das eleições municipais de 2020, prevista para ocorrer no mês de novembro, algo que já era motivo de preocupação agora ficou mais evidente: a divulgação de notícias falsas, conhecidas como fake news.
- Publicidades -
A mais recente vítima foi a prefeita de Palmas, Cínthia Ribeiro (PSDB). Um vídeo que circula em grupos de WhatsApp acompanhado de uma legenda que diz que ‘Enquanto vocês fecham as lojas!!!! Olha sua prefeita que preocupação???’ mostra a prefeita cantando em um evento, com pessoas aglomeradas e sem o uso de máscaras.
Vídeo antigo de uma inauguração da qual ela participou é compartilhado como se fosse de um evento recente
Pois bem, na verdade, trata-se de uma confraternização em comemoração à inauguração de uma creche municipal, fato ocorrido em janeiro deste ano, ou seja, bem antes da confirmação do 1º diagnóstico da Covid-19 no Brasil – segundo o Ministério da Saúde, dado em 26 de fevereiro. A creche em questão é de Gurupi, no sul do Tocantins, e leva o nome do senador João Ribeiro (In Memoriam).
Alerta a quem compartilha
Criar e divulgar fake news (notícias falsas), são crimes previstos no Código Penal e no Código Eleitoral.
A oposição vai à loucura e sequer avalia os crimes que cometem … parece que não aprenderam nada. Pré candidatos divulgando um vídeo de 23/01/2020 como se eu estivesse cantando, comemorando em plena pandemia. Por favor, não subestimem a inteligência do palmense. RESPEITO !
— Cinthia Ribeiro (@CinthiaCRibeiro) July 24, 2020
Convite e imagens (com data) compartilhados nas redes sociais contesta a fake news: